terça-feira, janeiro 31, 2023

Examinando um Display e-paper - Parte 1

Displays e-paper sempre me fascinaram. Demorou um pouco para achar uma opção que tivesse um preço razoável e parecesse fácil de conectar. Sobrou ainda a questão de como colocar para funcionar...


O display acima é o MH-ET LIVE 1.54”, que eu comprei no AliExpress mas que se encontra também em lojas brasileiras. Existem três variações (pelo menos) deste display. O que eu comprei e examino aqui é monocromático (branco e preto), na AliExpress e na documentação encontramos também versões com três cores (branco, preto e vermelho ou amarelo).

As características básicas do display são:

  • Tamanho 1,54" (na diagonal) o que corresponde a uma área ativa de 27 mm x 27 mm
  • Resolução de 200x200 pontos
  • Interface SPI
  • Permite atualização parcial (somente na versão monocromática)

Vamos falar em documentação... os links abaixo são os que eu usei:

Após um pouco de tentativa e erro eu tive sucesso ligando o display a um Raspberry Pi Zero W 2, usando o exemplo python epd_1in54_V2_test.py. O processo de instalação foi praticamente o descrito no readme_rpi_EN.txt e deve funcionar com outros modelos de Raspberry Pi.

Documentando a conexão do display, instalação do software e execução do demo:


sudo apt-get update
sudo apt-get install python3-pil
sudo apt-get install git
git clone https://github.com/waveshare/e-Paper.git
sudo raspi-config (em Interface Options conferir que SPI está enabled)
cd e-Paper/RaspberryPi_JetsonNano/python/examples/
sudo python epd_1in54_V2_test.py

Reforçando, existem variações deste display e o que está acima se refere ao modelo específico que eu tenho em mão. As coisas são certamente diferentes para displays V1 ou com três cores. Existem também imagens deste display com a parte traseira diferente (com uma chave de seleção 3 ou 5V).

Descoberto que é o modelo V2, podemos pegar uma documentação mais completa: https://www.waveshare.com/w/upload/e/e5/1.54inch_e-paper_V2_Datasheet.pdf.

As grandes vantagens do display e-paper é a qualidade da imagem e o consumo zero ao mantê-la. A desvantagem é o tempo de atualização. Os documentos falam em 2 segundos para uma atualização completa e 0,3 segundos para uma atualização parcial, porém não é recomendado fazer muitas atualizações parciais consecutivas. O site da Waveshare fala em dar 180 segundos entre atualizações da tela e não deixar 24h sem atualizar, exceto se a tela estiver toda branca, sob risco de danificar o display. Considerando que o display veio da China com uma imagem, espero que estas 24h sejam um exagero

O meu próximo passo é usar este display com a Raspberry Pi Pico, usando CircuitPython. É o que espero mostrar na parte 2.


Nenhum comentário: