domingo, agosto 07, 2022

Livro de Julho: Effective Software Testing

Teste é uma daquelas atividades que todo mundo sabe que é importante mas adora procurar motivos para não fazer.  Effective Software Testing é um livro que ensina como testar direito, de forma a reduzir o esforço e aumentar os resultados.


Nota: O autor é meu genro. Comprando o livro vocês ajudam a garantir o leitinho do meu neto!

O autor, Maurício Aniche, lecionou sobre este assunto na Universidade de Tecnologia de Delft (na Holanda) e parte do livro vem de suas notas de aula. Entretanto, sua experiência não é apenas acadêmica e o livro aproveita também a sua experiência como desenvolvedor de sistemas reais.

Embora o foco principal do livro seja os testes unitários, o Maurício fala também sobre TDD (Test Driven Development) e testes maiores (como os de integração). Vários capítulos descrevem formas sistemáticas de criar casos de teste que tenham alta probabilidade de detectar problemas. A viabilização de testes através de mocks e doubles é apresentada, assim como dicas de como desenvolver software de forma a facilitar os testes.

Os exemplos estão em Java, mas os conceitos e técnicas apresentados se aplicam a todo tipo de desenvolvimento. O estilo de escrita deixa a leitura bem prazerosa, se esquivando de um formato acadêmico seco.

Uma coisa que eu gostei muito foi a ênfase no uso do bom senso. O livro não é uma lista de mandamentos que devem ser seguidos à risca. Pelo contrário, as vantagens e limitações das várias técnicas são apresentadas e a decisão de usá-las ou não é colocada nas mãos de cada desenvolvedor.

Veredito: Altamente Recomendado


Nenhum comentário: