quinta-feira, abril 21, 2022

Ruminações Sobre Retrocomputação

Quem acompanha o blog já percebeu que eu gosto de "velharias". Neste post vou divagar um pouco sobre este vício que é a retrocomputação.


Porque eu gosto de sistemas antigos? Primeiro, por uma certa nostalgia dos "bons tempos". Segundo, por uma vontade de ver equipamentos que eu queria ter tido mas não tinha condições de comprar. Por último, esses sistemas são bem mais propícios para aprendizado e experimentação que alguns equipamentos modernos.

Existem (IMHO) três formas básicas de curtir sistemas antigos.

A primeira é possuir equipamentos antigos (como o TK82C acima, ignore a expansão de memória). Aqui se enquadram os colecionadores, que se esforçam para ter máquinas no estado mais próximo ao "de fábrica", inclusive guardando as caixas originais. Eu tenho alguns equipamentos antigos, mas sou mais um acumulador do que um colecionador. Meus equipamentos são bem usados (e nem sempre de forma cuidadosa). E não estou interessado em vender o que tenho (e nem em comprar mais micros antigos).

Uma variação (mais rara) desta primeira forma é construir equipamentos usando peças antigas. Isto é bem difícil, já que muitos componentes essenciais deixaram de ser fabricados a décadas e são hoje raros (mesmo usados).

A segunda forma é montar um sistema antigo usando alguns componentes modernos (como o RC2014 na foto do meio, ignore a placa de vídeo). O componente mais comum de ser substituído é a memória. As memórias antigas, além da dificuldade de encontrar, tinham capacidade menor, exigiam múltiplas tensões e eram mais difíceis de usar. Por exemplo, no final dos anos 70 se usava RAMs dinâmicas de 1K ou 4k posições de um bit. Hoje você acha memórias RAM estáticas de 2K a 32K bytes.

A terceira forma é a emulação. Esta é a forma mais fácil e barata para quem conhecer sistemas antigos. A emulação pode ser totalmente em software (existem emuladores para Windows e Linux de praticamente todos os sistemas antigos), totalmente em hardware (usando uma FPGA) ou alguma solução mista envolvendo software e um hardware atual. Na terceira foto temos um RP2040 Zero ligado a um SD Card emulando um sistema CP/M-80.

Uma vez obtido ou montado um sistema, é sair procurando na internet software para eles. Existem comunidades muito ativas para praticamente todos os sistemas.

Nenhum comentário: