terça-feira, fevereiro 08, 2022

Mini Avaliações: Waveshare RP2040 Zero e Seeed XIAO RP2040

Mais duas placas com o microcontrolador RP2040 (da Raspberry Pi Pico). A aparência é semelhante: placas pequenas com conector USB-C. Vamos ver o que tem de igual e de diferente entre elas?



Do ponto de vista de componentes, as placas são praticamente iguais (mas leia os detalhes adiante):

  • Microcontrolador RP2040
  • Memória Flash de 2M bytes
  • Dois botões (reset e boot)
  • Um LED RGB (WS2812)
Waveshare RP2040 Zero

A RP2040 Zero é ligeiramente maior no comprimento que a XIAO, mas é preciso colocar uma do lado da outra para perceber. A pequena diferença é suficiente para acrescentar mais dois pinos em cada borda. A vantagem em pinos acessíveis é ainda maior: temos cinco pinos na borda oposta ao conector USB e dez "pads" no lado de baixo dando acesso a 5 + 9 pinos de E/S.

"Clique para ampliar"

Embora as conexões da placa sejam castellated, me parece imprático soldá-la diretamente sobre outra pois possui componentes na parte de baixo. Os pinos adicionais na borda oposta ao conector USB não podem ser espetados diretamente em uma protoboard, o jeito é colocar um conector 90o ou soltar o pino para cima e usar fios para fazer a conexão. Os "pads" me parecem ainda mais difíceis de utilizar.

No geral a placa tem uma aparência boa mas não excepcional. A conversão dos 5V da USB para os 3,3V necessários para o RP2040 e demais componentes é feita por um LDO, que é essencialmente um conversor linear e deve ter uma eficiência da ordem de 60%.


Seeed XIAO RP2040

O Seeedstudio tem uma longa tradição no desenvolvimento de placas e vem fazendo placas cada vez mais sofisticadas. Isso é evidente na XIAO RP2040: a placa é muito bonita, os componentes estão somente na face de cima e estão debaixo de uma tampa metálica (o que garante menos interferências).

São apenas 14 pinos na bordas, fornecendo (aproximadamente) as mesmas funções que a XIAO original (que eu apresentei aqui). A diferença está na menor disponibilidade de entradas analógicas no RP2040 e na indisponibilidade do DAC. Para muitas aplicações as duas XIAOs são intercambiáveis quanto ao hardware.

"Clique para ampliar"

Na parte de baixo existem "pads" para acesso aos pinos de debug do RP2040 (SWD), o  RP2040 Zero não possui isso.

Os botões da XIAO RP2040 são bem menores que os da RP2040 Zero, o que torna o seu uso difícil. Além do LED RGB "endereçável" (WS2812), o XIAO RP2040 possui um LED RGB comum, ligado a três pinos de E/S.

A conversão dos 5V da USB para os 3,3V necessários para o RP2040 e demais componentes é feita por um conversor DC-DC, que é um conversor chaveado e deve ter uma eficiência superior a 90%.


Conclusão e Outras Observações

As duas placas tem preços semelhantes (e ligeiramente superiores ao da Pi Pico, considerando o preço na origem). A RP2040 Zero tem a opção de vir sem os pinos ou com os pinos soldados; a XIAO RP2040 vem sempre acompanhada dos pinos (não soldados). Eu comprei ambas na Aliexpress, o SeeedStudio só envia para o Brasil via courier (que tem um custo altíssimo). Ambas as empresas tem outros modelos com o RP2040, com mais recursos e preços bem maiores.

Pela qualidade, eu prefiro a XIAO RP2040, desde que o projeto possa ser feito com os pinos disponíveis. A RP2040 Zero é uma opção compacta que dá acesso a uma grande quantidade de pinos de I/O (20, considerando apenas os pinos nas bordas).




Nenhum comentário: