quinta-feira, novembro 25, 2021

Avaliação: Robocore Vespa

Neste post vamos dar uma olhada na placa Vespa da Robocore, que é uma placa voltada para robótica  utilizando o microcontrolador ESP32. 


Descrição

A Vespa possui:

  • Módulo ESP32-WROOM (4M de Flash)
  • Um conversor DC-DC para gerar 5V @ 2,5A
  • Drives (ponte H) para dois motores DC. Os drives são implementados usando o chip DRV8837 e MOSFETs, suportando corrente contínua de 0,8A e picos de 1,8A
  • Drivers para saídas digitais 5V @ 2A
  • Um botão e um LED para uso pelo software
  • Um conversor serial USB, usando o chip CP2102, ligado a uma das UARTs do ESP32. LEDs indicam atividade de Tx e Rx
A carga de software é feita através de um conector micro USB. Este conector alimenta a placa, exceto o driver dos motores. Um conector de parafuso aceita de 6 a 11 VDC para alimentar a placa (usando o conversor DC-DC) e os motores, uma chave permite ligar e desligar esta alimentação. Esta alimentação pode ser monitorada através de uma entrada analógica. Conectores com parafusos são também usados para conexão dos dois motores.

Um bloco de pinos dá acesso à segunda UART, interfaces SPI e I2C e dois pinos que estão indicados como entradas analógicas. O ESP32 permite que estes pinos sejam usados também como entradas e saídas digitais, lembrando que todos eles trabalham com 3,3V. No mesmo bloco estão disponíveis também terra, 3,3V e a tensão da alimentação.

Um segundo bloco de pinos é destinado à conexão de servo motores , dispondo de terra, 5V e I/O digital com tensão 5V.

Documentação de Hardware e Software

A documentação de hardware está restrita, no momento, à pagina do produto no site da Robocore. Algumas informações não ficaram muito claras para mim, como os I/O digitais de 5V e a ligação dos drivers dos motores. Um diagrama de blocos já ajudaria bastante, o esquema seria maravilhoso (destacando que a Vespa não é um Open Hardware).

No lado do software existe uma biblioteca para o ambiente Arduino para os drivers de motores e servo motor, além da monitoração da alimentação.

A página do produto tem ainda links para tutoriais usando kits de robótica da Robocore.

Meus Comentários

A placa aparenta alta qualidade de projeto e fabricação. A documentação me pareceu um pouco sucinta, mais detalhes sobre o hardware e bibliotecas para outros ambientes (como o IDF da Expressif, MicroPython e Circuit Python) ajudariam bastante.

O uso do ESP32 em projetos de robótica é muito interessante dada a sua capacidade de processamento e a possibilidade de controle e monitoração via Bluetooth ou WiFi. A disponibilidade dos drivers para motores e servo motor possibilita montagens mais compactas quando esses recursos forem necessários.

Entretanto, fica claro que o acréscimo destes recursos resultou em perda de generalidade da placa. Dependendo do seu projeto, podem faltar entradas analógicas e digitais,

Me pareceu curioso a placa não suportar alimentação de 12V. O suporte a bateria de LiPo seria interessante para aplicações de robótica.

Em resumo, é uma placa ótima nos projetos que precisem exatamente das suas características. Se as necessidades do seu projeto forem diferentes, você precisará de jogo de cintura para conseguir se adaptar no hardware e software.

Nenhum comentário: