domingo, novembro 08, 2020

Resenha: Understanding Photography - Field Guide

Embora eu tivesse uma certa atração por fotografia desde a juventude, o custo dos filmes era um limitante. As máquinas digitais (já neste século) resolveram isso, mas foi só em 2011 que passei de uma máquina do tipo "aponte-e-atire" para um modelo mais sofisticado (DSLR).

Embora a qualidade da imagem tenha melhorado (acredite, a qualidade não se mede em megapixels), eu me atrapalho com a grande quantidade de ajustes disponíveis, fico na maior parte do tempo no automático e me considero um "fotógrafo estatístico": tiro tantas fotos que algumas tem que sair boas!

Para tentar melhorar a qualidade das minhas fotos, parti para a solução "nerd": ler livros. "Understanding Photography - Field Guide" é um livro que promete cobrir bastante terreno e tem boas avaliações.


Fazendo um levantamento para este post, descobri que comprei o livro na mesma época que comprei a máquina. Nestes anos todos eu tentei ler algumas vezes, mas encostei no começo. Desta vez eu finalmente li do começo ao fim, mas admito não ter feito os vários exercícios práticos propostos.

O autor, Bryan Peterson, é um ótimo fotógrafo, como provam as fotos que ocupam mais de metade do livro. Um detalhe importante é que a maioria das fotos dele são feitas ao ar livre, no começo da manhã ou no final da tarde. O objetivo do livro é ensinar como fazer o que ele chama de "exposição criativa" - como escolher entre as várias combinações corretas de ajustes (e, eventualmente, algumas "erradas") para obter uma foto que impressione.

O livro realmente cobre bastante terreno. Começa falando sobre o triângulo abertura, velocidade e "ISO". Fala sobre as várias lentes, a importância da composição e da luz e ds situações específicas de "close-up" e fotos de pessoas. No final tem um capítulo curto sobre acessórios.

Com certeza aprendi bastante sobre fotografia com este livro, mas fico em dúvida sobre quanto ficou realmente registrado na minha memória. E mesmo isso não basta, como o livro deixa claro é importante a prática para transformar estes conhecimentos em hábitos automáticos.

Veredito: recomendado. Você provavelmente não se tornará um melhor fotografo simplesmente por ler este livro, mas ele te passará os conhecimentos básicos para você evoluir.

Nenhum comentário: