terça-feira, setembro 08, 2020

A Velha Dificuldade em Achar e Manter um Ritmo no Blog

Este assunto já apareceu muitas vezes por aqui. Ter um certo ritmo nas publicações é algo útil tanto para os seguidores do blog como para mim. Ajuda também a "engajar" as pessoas que chegam no blog por um assunto específico.

Mas é uma coisa complicada. A ideia sempre foi ir mantendo um "pipeline" de artigos em diferentes estágios de preparação, para evitar chegar ao "o que vou falar amanhã?".  Porém o tempo de preparação dos artigos varia bastante e o tempo disponível para isso também. E desconfio que eu tenho uma tendência a relaxar (no mal sentido) quando consigo acumular uma série de posts na fila.

No final do ano passado estava até pensando em parar. Depois consegui manter um post por semana e aumentar para dois posts por semana. No mês passado a fila ficou vazia. Deu para segurar um pouco mas o ritmo foi quebrado.

No meu planejamento, o meu projeto atual (o ATmega Detonator) era para estar acabado e já devia estar trabalhando no seguinte. Mas ainda falta uma boa parte do software do Detonator. Tem vários projetos encostados em diferentes estágios de montagem aguardando a vez.

Além do blog, tem o canal de vídeo. Curiosamente, os vídeos vinham fluindo mais facilmente. Mas a fila de lá também secou.

Nas próximas semanas a frequência dos posts vai oscilar. Tenho bastante coisa para falar nos posts de quinta (minhas "memórias"), mas nada preparado para os posts de terça. Peço para os leitores um pouco de paciência e continuem verificando periodicamente (alguém ainda usa o feed para ser avisado dos artigos?).

4 comentários:

Nome de tela disse...

Eu ainda uso Fred :-).

Acompanho seu blog a muito tempo e devo dizer que a série memórias são excelentes e me fazem lembrar muito coisa.
Abraços

Guilherme disse...

Seu blog é inspirador, há tempos acompanho. Suas 1 milhão de visualizações em 10 anos dizem o mesmo. Não sei o que é melhor, o canal de vídeo ou o blog.

Anônimo disse...

Também acompanho seu blog a alguns anos e acho o conteúdo de excelente qualidade. As "suas memórias" então, são a cereja do bolo, uma vez que nós também passamos por situações semelhantes às suas no final do século passado !

Rodrigo Feliciano disse...

Eu já desencanei disso. Um post/vídeo por semana é a meta que consigo cumprir. Quando dá faço mais um na semana.