domingo, setembro 01, 2019

Crítica: Avengers Masterworks Vol 3 e 4

Eu comprei estes livros sabendo que já tinha lido o volume 2, mas ao começar a ler não lembrava nada das histórias anteriores... Nestas horas o blog é a minha extensão de memória. Realmente eu li o vol 2 - em 2009! Impressionante como 10 anos se passaram tão rápido.


Ler estas histórias antigas dos Vingadores é bem esquisito, principalmente para quem tem visto os Vingadores nos filmes do MCU. No livro anterior a equipe original (com Capitão América, Thor e Homem de Ferro) se desfez, sobrando só o Capitão América e três novatos: Hawkeye, Quicksilver, e a Scarlet Witch, uma formação bastante fraca. No decorrer das histórias são incluído a Vespa e o Goliath (vulgo Homem Gigante e ex-Homem Formiga) e no volume 4 temos uma passagem rápida da Viúva Negra (sem muita semelhança com a versão até agora no MCU).

Hawkeye se destaca mais pela postura agressiva em relação ao Capitão América e (mais adiante)  ao Goliath do que por suas flechas (que oportunamente costumam fazer justamente o que é preciso). O poder de Scarlet Witch é totalmente vago, sendo mais ou menos operante conforme a necessidade do enredo.

Como é costume da Marvel, as histórias se esticam por vários números da revista. Lendo uma atrás da outra perturba um pouco menos, mas às vezes fica a impressão que você foi enrolado.

Os antagonistas são bem diversos. Temos vilões clássicos, conquistadores de reinos perdidos / outras dimensões / planetas distantes e algumas coisas meio ridículas (como o "Living Laser" e o "Triunvirato do Terror").

Veredito:

Descartável. Só leia se você achar que precisa ler todas as histórias dos Vingadores.

Nenhum comentário: