domingo, dezembro 02, 2018

Treze Anos de Blog

Mais um aniversário: o meu blog agora é teenager!


Um ano confuso. Alguns posts legais e alguns instantes onde parecia que o ritmo ia firmar, intercalados de longos períodos sem posts. A verdade é que este ano cortei a minha obsessão com o blog e teve muita coisa ocorrendo na "vida particular". E o resultado foi uma queda nos acessos:



Uma parte significativa dos posts foram as resenhas/críticas de livros; o meu ritmo de leitura foi bem forte este ano. Teve uma série de projetos bacanas com o Frazininho, a meta era 10 projetos e um livro com eles até o final do ano. Não deu (ainda). Eu queria fazer mais coisas relacionadas com CP/M-80, mas faltou tempo e pique. Alguns projetos com Raspberry Pi, displays e sensores consumiram um bom tempo.

Uma seleção de posts que eu curti escrever:

Caixa de Música com o Franzininho
Treinador de Código Morse
Software de Demonstração da Placa PQDB
Efeitos Sonoros com o Franzininho
Sensor de Temperatura e Umidade DHT11
Conexão via SPI a Display OLED
Conexão Raspberry Pi a Arduino via I2C

Relendo o balanço do ano passado, vejo que não toquei nenhum dos projetos que pretendia. Para 2019 não vou fazer nenhuma lista, vamos ver o que vai rolar.

O blog também gerou dois meios alternativos de divulgação dos meus projetos.

O meu canal no YouTube começou como um lugar para colocar os vídeos de ilustração do blog. Este ano procurei deixar os vídeos um pouco mais independentes do blog, pois reparei que muita gente chega primeiro ao vídeo e não tem a paciência de ler o post associado.

O outro canal foi o blog da FilipeFlop. O meu objetivo é publicar lá (mais ou menos uma vez por mês) artigos ou tutoriais mais focados e deixar para o meu blog pessoal os projetos mais longos e as discussões mais "filosóficas".


Um comentário:

Olicheski disse...

O blog é muito bom. Muitos exemplos do que fazer. Eu sempre leio as matérias mas é difícil comentar fico naquele "limbo" onde leio mas não posto, a maioria deve ser assim. Mas gosto do blog, sempre com novas e "velhas" ideias.