sábado, dezembro 02, 2017

Doze Anos do Blog

Segue o tradicional balanço anual, em um ano que considero de transição para o blog.




No ano passado eu decidi diminuir o ritmo das postagens e não estabelecer nenhuma meta. Para minha surpresa,  a quantidade de posts de novembro de 2016 a julho de 2017 foi alta (para os meus padrões), acenando para a velha meta de 100 posts por ano. A partir de agosto, entretanto, o ritmo caiu. Parte se deve a um "bloqueio mental" na hora de depurar a montagem do Cosmac ELF na protoboard. Parte se deve a complicações na vida pessoal.

A partir de meados de outubro comecei a implantar um plano que espero seguir em 2018. A meta é um post técnico semanal em dia fixo (por enquanto quarta feira). Esta meta é bem tranquila em relação ao que eu costumo fazer na média, o que espero resultar na montagem de um buffer de posts prontos e já agendados. Quando o buffer estiver com um bom tamanho eu vou avaliar se consigo aumentar para dois posts semanais. O objetivo é dar mais regularidade aos posts (ao invés de ficar semanas sem postar), sem ficar com a pressão de "preciso fazer um post para publicar esta semana". Vamos ver no que vai dar.

A quantidade de acessos teve um aumento no segundo semestre deste ano e alguns picos misteriosos no início (este picos normalmente correspondem a quando o blog é mencionado em algum site com grande audiência).


Este ano teve alguns projetos bacanas:
  • Janeiro e Fevereiro: o kit RC2014
  • Abril: Z80 na protoboard
  • Maio: um projeto de software - resolvedor de Sudoku
  • Junho: displays LCD para o Raspberry Pi
  • Julho: finalmente o PC Assembler Usando o DOS e o início da saga Cosmac ELF
  • Agosto a Novembro: experiências com o Raspberry Pi Zero W
No final deste ano e em 2018  pretendo continuar a atacar a lista (que só cresce) de ideias de projeto, começando com o projeto do 6502 na protoboard. Espero concluir os Disquetes Musicais, fazer uma experiência de emulação de microcomputador 8 bits em uma placa FPGA de baixo custo, montar uma réplica do KIM-1, terminar o meu Theremin, fazer o AVR Detonator e a CPU TTL, só para listar o que veio na mente agora.

Nenhum comentário: