sexta-feira, setembro 08, 2017

Raspberry Pi Zero W como Media Player

Vamos olhar agora como o Zero W se sai na função de "media player", ou seja, tocando vídeos e músicas. A aplicação que costuma ser usado para isto é o Kodi (antes chamado de XBMC), um software livre que pode rodar sob diversos sistemas operacionais em diversos hardwares.



Na plataforma Raspberry o Kodi é rodado sob o Raspbian. Embora seja possível acrescentar manualmente o Kodi ao Raspbian, o mais simples é usar uma distribuição específica. As duas mais populares são LibreELEC e OSMC. Atualmente as duas podem ser instaladas como parte do NOOBS ou como imagens separadas (que foi o que eu fiz).

Para usar o  Raspberry Pi Zero W como media player você vai precisar, além do Pi Zero W, de uma fonte 5V 1A (ou melhor), de um cartão micro SD e de um adaptador mini HDMI para HDMI normal. Na primeira execução você vai precisar de um cabo micro USB OTG e um teclado para fazer a configuração.

Minha primeira experiência foi como LibreELEC, que se anuncia como "just enough OS for KODI". A imagem é pequena (comparada com o Raspbian completo) e a instalação e configuração no primeiro boot são rápidas e simples. Os boots seguintes são ainda mais rápidos, em poucos segundos você está na tela do KODI. Minha experiência foi ótima... até o primeiro reset inesperado. Com os resets se repetindo de forma aleatória, me vi obrigado a encostar o LibreELEC e tentar o OSMC. O problema com o LibeELEC foi resolvido, ver detalhes ao final.

O imagem do OSMC também é pequena. Curiosamente, a imagem compactada do OSMC é maior que a do LibreELEC, mas o arquivo img expandido é bem menor. O que é claramente maior é o tempo para a instalação no primeiro boot. A configuração inicial é mais completa, incluindo língua e fuso horário.

A configuração mais importante (nos dois casos) é o acesso à rede via WiFi, por vários motivos. Um deles é que o teclado é pouco prático para controlar o KODI. Uma solução muito melhor é instalar o aplicativo oficial no seu celular e controlar via WiFi.

O seu media player vai precisar de media para tocar, e a rede é importante também para isto. Se você tiver um cartão SD com capacidade razoável, você pode colocar vídeos e músicas diretamente nele. Existem várias formas de fazer isto. O LibreELEC já vem com compartilhamentos de rede definidos (usando o SAMBA), basta você copiar os arquivos para eles. O OSMC não vem com o SAMBA ativo; uma opção é enviar arquivos por SFTP, aproveitando que o SSH está habilitado nele. O KODI também pode usar o SAMBA para acessar compartilhamentos de outros equipamentos (micros, NAS, etc).

Um aspecto que me pareceu muito confuso é fazer o KODI reconhecer os arquivos que foram carregados. Já um recurso importante é o suporte a add-ons. Existe um quantidade imensa de add-ons no repositório oficial, que você pode baixar e instalar facilmente pelos menus do KODI. Os add-ons podem fazer coisas como mudar a interface com o operador e dar a acesso a streaming de vídeo e áudio. Por enquanto experimentei três deles: um para acessar o YouTube, outro para acessar os vídeos públicos no site do Food Network e um terceiro para acessar uma rádio online. Existe uma certa polêmica pelo fato de existirem (fora do repositório oficial) add-ons para burlar restrições de acesso a conteúdo.Falando nisto, muita gente vai ficar decepcionada ao saber que o Netflix não é suportado devido ao DRM.

Ao escrever este post me dei conta que acidentalmente alterei um componente entre os testes do LibreElec e OSMC: o cabo USB de alimentação. Eu já tinha reparado em diferenças de desempenho entre cabos USB na carga de celular. A explicação que encontrei é que alguns cabos usam fios tão finos que apresentam quedas de tensão significativas quando a corrente sobe. Pode parecer bruxaria, mas repeti os testes com o LibreElec usando o mesmo cabo que com o OSMC e não tive (até agora) problemas de reset.

O vídeo abaixo mostra o KODI rodando com OSMC:



O desempenho do KODI no Raspberry Pi Zero W foi excelente com ambas as distribuições. Vídeos HD podem ser vistos de forma impecável.

Um último detalhe é quanto ao aquecimento do processador, que é bem perceptível. Os projetistas do Pi garantem que não é necessário cuidados especiais no uso normal (sem overclock), mas eu preferi colocar um dissipador e recomendo usar caixa ou gabinete bem arejado.

4 comentários:

Caio Aurélio disse...

Muito obrigado, estava em dúvidas se ele rodaria bem vídeos em Hd

Adriano Leal disse...

Olá. Agradeço o compartilhamento das informações.

Como é a parte da comunicação WIFI? Qual é a placa e por onde se comunica? É pelo monitor? Que modelo é esse?
Agradeço.

Daniel Quadros disse...

Adriano, a comunicação WiFi está integrada no Raspberry Pi Zero W, veja http://dqsoft.blogspot.com.br/2017/08/mini-avaliacao-raspberry-pi-zero-e-zero.html

Adriano Leal disse...

Daniel, muito obrigado.
Não tinha notado a diferença de versões do Raspberry.
Grato.