terça-feira, julho 19, 2016

Sinalizador - Parte 1

Uma coisa que me atraiu no passado são as torres de sinalização, particularmente para sinalizar uma falha em uma aplicação de controle rodando em um micro. Infelizmente, as que eu encontrei por aí são voltadas para uso industrial, com lâmpadas de 24V ou 220V, o que dificulta a interface com um micro. Uma vez me sugeriram colocar uma (cara) placa de E/S digital dentro do micro.

Daí a minha alegria ao achar na Mult este modelo da Patola.

O formato deste sinalizador não é tão elegante quanto uma torre, sendo mais apropriado para prender em uma parede. Por outro lado, possui espaço para colocar um pouco de eletrônica.

O sinalizador visto de frente e por trás (com e sem a tampa). 
Embora feito para o uso com lâmpadas incandescentes (não inclusas), os buracos são perfeitos para LEDs de 10mm. Os LEDs brancos que estou usando não ficaram perfeitos, mas estão satisfatórios.

O furo para a lâmpada, o LED encaixado e o detalhe da cúpula
É trivial ligar os quatro LEDs (e talvez mais um buzzer) a um Arduino e escrever um sketch para controlá-los a partir de um PC ligado pela USB. O que pretendo fazer são duas opções mais complicadas:
  • Usar um ATtiny e o V-USB para ligar o sinalizador a um PC com um dispositivo HID.
  • Usar um ESP8266 para controlar o sinalizador via WiFi,

Um comentário:

Professor Flavio Ribeiro disse...

Olá!

Conheci esse trabalho através de um video que vi no youtube enquanto procurava uma forma de aprender a fazer funcionar meu módulo display de 7 segmentos 8 digitos no arduino mega.

Então me deparei com essa postagem. Não conhecia esse produto e achei muito bacana.
Obrigado por compartilhar.