sábado, abril 30, 2016

Crítica: Ender's Game (o livro)

Ender's Game (chamado no Brasil de "O Jogo do Exterminador") é um premiado (Nebula e Hugo) livro de ficção científica escrito por Orson Scott Card. Inicialmente (1977) foi uma estória curta; em 1985 foi transformado em um livro; a edição que eu li é a 1991 que foi revisada para refletir a queda da União Soviética.



Este livro estava na minha "fila de leitura" há décadas. No começo dos anos 90 eu tive uma conversa intensa com Pier Luigi Piazzi, sobre a possibilidade da editora Aleph publicar um livro técnico que eu pretendia escrever. Eu conhecia o Pier das aulas de Física do cursinho, e esta foi a única conversa pessoal que eu tive com ele. O encontro foi uma resultado de uma coincidência: um amigo tinha uma empresa no mesmo prédio que a editora Aleph. O meu livro não foi em frente, mas o Pier me deu um exemplar de "O Jogo do Exterminador", então recém publicado pela Aleph. Não sei bem explicar o porque de nunca ter lido o livro. Finalmente, há poucos anos, resolvi me desapegar do livro, considerando que poderia comprar a qualquer momento a versão em inglês para o Kindle. Foi com surpresa e tristeza que recebi ano passado a notícia da morte do Pier. O incentivo para a leitura de Ender's Game, entretanto, foi ver uma parte do filme de 2013 baseado no livro (agora está pendente ver o filme completo).

Ender's Game é, na maior parte, um livro da linha "militarista" de ficção científica. Após dois terríveis contatos com uma raça alienígena, a Terra concentra os seus esforços para a próxima batalha. Um dos pontos importantes é identificar um novo general, seleção esta que começa com crianças. Ender é uma destas crianças. Ele é um "terceiro" - um dos raros casos em que o governo permitiu uma família ter três filhos. Seu irmão mais velho foi rejeitado por ser muito agressivo e sua irmã por ser muito muito compassiva.

A primeira metade da história procede mais ou menos da forma esperada: Ender é selecionado para a Escola de Batalha onde, após inúmeras dificuldades e apesar de inimigos ferrenhos, mostra genialidade nos exercícios de combates e monta um grupo de amigos fieis.

Aos dez anos é então promovido à Escola de Comando onde, aos poucos, segredos da luta são revelados e ele é submetido a exaustivas batalhas. Enquanto isto, em uma subtrama paralela, seu irmão e sua irmã se envolvem em política através do que hoje chamaríamos de "redes sociais". A grande surpresa ao final deste trecho não me surpreendeu muito.

O que me pegou totalmente desprevenido é a guinada no final do livro, que faz Ender repassar tudo o que passou e achar um novo propósito para a sua vida.

Veredito

Recomendado.

Nenhum comentário: