domingo, setembro 20, 2015

Resenha: Beat to Quarters (a.k.a. The Happy Return)

The Happy Return (título inglês original) foi o primeiro livro publicado com o personagem Horatio Hornblower. Os livros que li anteriormente são pequels, ou seja, se passam antes na cronologia das historias mas foram escritos depois. A edição que eu li é americana e traz o título "Beat to Quarters".




Nesta história, Hornblower é o capitão do HMS Lydia, uma fragata com 36 canhões. A missão que recebe é delicada e complicada (para não dizer impossível): cruzar em segredo o Atlântico,  dobrar o cabo Horn para chegar ao Pacifico e ir até a Nicarágua ajudar uma revolução contra os espanhóis.

Pode ser difícil de acreditar, mas as coisas se complicam mais. O líder da revolução é um maluco sanguinário que se chama, modestamente, de "El Supremo". Uma nobre inglesa se impõe como passageira quando o navio aporta no Panamá. Pará completar, as relações políticas na Europa mudam mais rápido que as notícias conseguem atravessar o oceano, colocando Hornblower em situações constrangedoras..

Contra tudo isto temos a astucia e os conhecimentos de Hornblower. Apesar de cada vitoria parecer vir acompanhada de uma desgraça, o título original já anuncia o retorno feliz. Mas quão feliz ele será? Leia para saber e se deliciar com uma mistura de descrições precisas com aventura e até um pouco de romance.

Veredicto

Recomendado.

Nenhum comentário: