segunda-feira, julho 06, 2015

Kindle Paperwhite (3a Geração): Primeiras Impressões

Após quase 5 anos, o meu Kindle 3 apresentou pequenos defeitos na tela. Quase que simultaneamente (conspiração?), a Amazon Brasil mandou um email com oferta de pré-venda dos modelos Voyage (lançado nos EUA no final do ano passado) e do Paperwhite 3a Geração (lançado sumultaneamente nos EUA). Acabei optando pelo segundo.


Obs.: as fotos não fazem justiça aos Kindles. A maioria foi tirada com o celular e todas tiveram a resolução reduzida para as imagens ficarem com tamanhos razoáveis.

Muita coisa mudou no Kindle nestes cinco anos. O Paperwhite 3 (que a Amazon chama de "All-New Kindle Paperwhite") mantém o tamanho da tela (6") e a memória para livros (4G), mas foi-se embora o teclado físico do Kindle 3 (retroativamente chamado de Kindle Keyboard) e os botões de mudança de página; toda interação é feita através da tela touchcreen. A tela tem resolução maior (300 ppi contra 167ppi) e é iluminada por LEDs, permitindo a leitura no escuro. O processador é mais rápido, acelerando as mudanças de página.

A operação é toda tocando na tela
  Como no Kindle 3, a experiência de abrir a caixa e configurar o leitor é excelente.

Um resumo do "unboxing"

Achei que o aumento de resolução teve pouco impacto sobre a legibilidade de texto no tamanho que eu uso (que já era muito boa); a diferença é mais perceptível em figuras. A iluminação da tela é o que chamou a atenção: a tela do Kindle 3 passou a ser cinza e leitosa para mim.

Kindle Paperwhite na esquerda, Kindle Keyboard na direita

Uma ausência são os alto-falantes e o conector para fone de ouvido. O Paperwhite não permite tocar MP3 nem a leitura de texto, recursos que eu usava ocasionalmente.

De um modo geral estou adorando o Paperwhite. De vez em quando ainda me atrapalho com a mudança de página e chamada do menu (ainda não ficou automático para mim tocar nas regiões corretas da tela). O mais difícil tem sido ligar e desligar, pois o botão é pequeno e ligeiramente embutido. Isto deve melhorar quando chegar a capa que estou comprando na DealExtreme: o Paperwhite pode ser ligado e desligado ao abrir e fechar a capa, graças a um sensor magnético.

3 comentários:

Caloni disse...

Caro DQ, quais as segundas impressões agora? Estou lendo reviews e vendo vídeos e me parece que de todas as mudanças a que mais garra o diferença para mim ê a posição dos "botões" de navegação. O modelo ambidestro para mim ainda parece imbatível.

Daniel Quadros disse...

Pois é, o mecanismo de mudança de páginas (três regiões de toque na tela) é um pouco desajeitado. Eu já me adaptei o suficiente para avançar facilmente mas ainda me atrapalho ao tentar voltar ou chamar o menu e de vez em quando mudo de página acidentalmente. Uma limitação esquisita das três gerações é não ter uma opção de remapear as regiões para os canhotos. Por outro lado, o meu pai teve sérios problemas com os botões dos Kindles dele. Talvez você se interesse pelo Voyager (o modelo de luxo) que tem uma espécie de botão (um sensor de pressão) em cada lado para avançar de página. De resto continuo adorando a tela e o tamanho. E ontem chegou a minha capa (review em breve).

Caloni disse...

Quando (e se) eu for trocar de Kindle, com certeza não será a edição de luxo *rs*. Estou pesquisando o melhor momento de adquirir o backlight. Por enquanto estou muito feliz com minha terceira geração =)

Valeu pelas considerações!