sexta-feira, junho 27, 2014

Outra Forma de Acionar um Display de 7 Segmentos com Múltiplos LEDs

Algum tempo atrás eu mostrei um display de 10 centímetros de altura, onde cada segmento consiste em cinco LEDs em série, o que requer uma tensão de alimentação acima de 9 volts. Isto torna mais complexo o controle pelo anodo (chaveamento da alimentação), a solução que eu apresentei utilizava dois transistores (um PNP e um NPN) por segmento. Neste post eu mostro uma outra solução, sugerida por Raimundo Nonato na lista de discussões do Garoa.

Display conectado à placa de controle

A ideia básica é usar um acoplador ótico 4N25 para fazer o chaveamento.  Eu usei anteriormente um acoplador desses no meu intervalômetro. O circuito para cada segmento fica assim:


Usei uma placa padrão para montar o circuito completo para conexão de um display de catodo comum com oito acopladores 4N25:



A única diferença é no circuito do ponto decimal. Como ele usa somente um LED, troquei o resistor de 150 ohms por um de 1K.


Nenhum comentário: