domingo, abril 07, 2013

Crítica: All You Need Is Love (A Batalha Pela Alma dos Beatles)

Fui atraído para este livro por alguma manchete sensacionalista da Folha, por ocasião do lançamento da versão brasileira. Uma rápida consulta na Amazon indicou ser uma obra séria e logo depois estava lendo a edição para o Kindle.


Curiosamente este livro está disponível (em formato impresso) com dois subtítulos: "The Battle for the Soul of The Beatles" (usada pela edição brasileira) e "The Beatles After the Breakup". De certa forma contém um pouco dos dois temas, abrangendo a vida dos Beatles de 67 até recentemente e usando como fio condutor as batalhas legais em torno da "Apple Corps", a empresa criada pelos Beatles.

A Introdução resume bem o livro: o mito dos Beatles, o lado humano dos quatro, o alto custo da fama e a imensa dificuldade em deixar o grupo para trás. O livro abre com um Prologo chocante: a morte de John Lennon.

A história começa propriamente em 1967, quando quatro pessoas muito mudadas surgiam após o lançamento de Sargent Peppers. Paul assumia de forma insegura a liderança do grupo, enquanto John enfrentava uma forte depressão, que se dissipou com o encontro com Yoko. George encontrava refúgio no espiritual. A parte financeira da banda estava nas mãos de pessoas escolhidas mais pelo devoção ao grupo que por familiaridade com o assunto. Com a morte de Brian Epstein (o empresário deles), começa a se descobrir complexos e estranhos contratos, que iriam controlar os quatro mesmo após a dissolução do grupo. Inicialmente os Beatles decidem gerenciar a si próprios, com a ajuda de Neil Aspinall (ajudante deles desde 61).  Como forma de reduzir os impostos pagos, criam no começo de 68 a Apple Corps e logo depois partem para a Índia, para praticar Meditação Transcedental.Quando retornam e iniciam as gravações do que seria conhecido como "álbum branco", Yoko passa a ser uma presença perturbadora no estúdio.

Paul também está de namorada nova, Linda Eastman, o que introduz na história o pai e irmão dela, advogados com alguma experiência com música. Surge Allen Klein (que "entrou como vilão e nunca escapou deste papel"), conhecido empresário musical. Começa então a batalha entre ele e os Eastmans. A situação financeira da Apple vai ficando crítica, à medida em que tenta atuar nos mais diversos campos sem uma gerência firme. Após muitas brigas, a Apple Corps assina um acordo com a empresa de Klein, apesar das objeções de Paul. Klein conquistava a sua ambição de gerenciar os Beatles, mas os separou definitivamente no processo.

Após saídas e retornos (devidamente abafados) de Ringo, George e John, Paul finalmente oficializa o término da banda, solicitando a dissolução da sociedade. Entretanto, isto não se concretizou até hoje. O livro acompanha a carreira dos quatro após a separação e tenta listar os inúmeros processos

Peter Dogget fez um trabalho incrível de pesquisa e assume uma postura totalmente imparcial. Em várias ocasiões expõe as diversas versões, mesmo quando os fatos claramente favorecem umas sobre outras. Quem conhece apenas o mito dos Beatles talvez se surpreenda com a apresentação de aspectos menos louváveis deles. Por outro lado, o livro não trilha o caminho fácil de acusar os suspeitos de costume. O tratamento dispensado a Yoko, em particular, é notável. Mesmo o "vilão" Allen Klein é retratado de uma forma respeitável.

Veredito

Recomendado.

Nenhum comentário: