terça-feira, dezembro 04, 2012

Sete Anos do Blog

E o DQSoft completa mais uma ano! Hora do balanço anual com alguns números e alguns planos.

Os Números

Os acessos diários continuam crescendo suavemente, como mostra este gráfico com os acessos desde que implantei o contador da StatCounter no final de 2006:


O pico (que estraga a escala) corresponde ao post "A História da Mona Lisa e os Três Danieis", que foi republicado no Gizmodo Brasil. O gráfico abaixo é um zoom de 2012:


 Os acessos ao feed também continuam subindo devagar e sempre:


São números bastante saudáveis e mostram que o eu tenho escrito é do interesse de pelo menos algumas pessoas.

A Peridiocidade dos Posts

Ao final do primeiro ano eu resolvia: não ficar 30 dias sem fazer um post. No ano seguinte, a meta foi "tentar postar pelo menos duas vezes por semana, não ficar duas semanas sem postar". Nos anos seguintes o ritmos foi subindo, até chegar a um ápice em 2009 e 2010.

Nestes dois últimos anos voltei à meta de 2008. Esta redução de atividade não é algo isolado aqui; a maioria dos blogs que eu acompanham reduziram também o ritmo dos posts (e de forma bem mais forte).

Em 2012 eu procurei seguir aproximadamente o esquema de dois posts técnicos por semana (terça e quinta) e um post no fim de semana sobre música, livro ou jogos. Para minha surpresa, eu até que não fugi muito disto. Para 2013 pretendo manter o mesmo nível de atividade.


Planos

Nada de radicalmente novo no horizonte... a lista de ideias continua crescendo muito mais rápido do que a minha capacidade.

Se der, vou tentar publicar em eBook o terceiro livro da série PC Assembler. É um livro bem mais extenso que os anteriores, o que assusta um pouco. Se sair, deve ser no segundo semestre de 2013

Eu 2012 eu fiquei viciado nas tralhas da DealExtreme. Ainda tem várias delas aguardando um tempo para experimentar e comentar aqui. Outro vício (mais controlado) é o iTunes - devem pintar aqui a resenha de alguns álbuns clássicos e/ou exóticos que só agora consigo comprar. A fila de livros está enorme, com livros técnicos, ficção e HQ. A boa recepção dos posts sobre Android recomendam a continuidade em 2013.

Tenho ideias para vários artigos sobre microcontroladores e projetos com eles, particularmente Arduino e AVR. Alguns posts sobre Eletrônica (como amplificadores), também estão no caderno de ideias. Aliás, sobraram várias pendências dos posts destes assuntos que publiquei este ano.


Um tema mais longo é o Raspberry Pi. Eu já tenho um, mas ele só saiu da caixa uma vez. Tem muita coisa a ser pesquisada, feita e comentada.

Pelo meu histórico, é provável que eu consiga fazer só uma parte de tudo isto. Quem quiser ajudar a priorizar é só comentar abaixo.

Um comentário:

Alexandre Setta disse...

Parabéns pelo blog. Só quem escreve (e é comprometido) consegue manter o ritmo e a qualidade.