terça-feira, julho 10, 2012

TDC2012

Na semana passada assisti a várias palestras no TDC2012 São Paulo. Leia abaixo porque o considero um evento único e alguns comentários sobre as palestras que assisti.

Se muitos desenvolvedores consideram a sua linguagem preferida como uma religião, o TDC é um evento ecumênico. Foram 37 trilhas ao longo de 5 dias, sobre os mais diversos assuntos.

Um outro ponto importante é que muitas trilhas foram coordenadas diretamente pelas respectivas comunidades de desenvolvedores.

Por último, foi um evento a um custo acessível. Graças ao apoio dos patrocinadores, o preço para assistir às palestras de uma trilha começou em R$40, para quem se inscreveu com boa antecedência, a R$80 para quem se inscreveu em cima da hora. Além disso, tivemos as Trilhas University, voltadas para iniciantes, onde estudantes pagavam meia. E o preço incluía um lanche da Subway na hora do almoço.

Infelizmente fui obrigado a restringir bastante a minha presença. Na quinta feira acompanhei a trilha Android. A maioria das palestras foram dadas por pessoal "mão-na-massa" e enfocaram aspectos práticos do desenvolvimento. A palestra sobre o Kekanto foi particularmente interessante, repassando informações técnicas, gerenciais e empresariais sobre o desenvolvimento de uma aplicação de sucesso.

Na sexta acompanhei a parte da tarde da trilha de Arduino, o que incluiu apresentar uma palestra sobre motores (a apresentação está nos arquivos do site). As palestras que assisti foram ótimas, mas destaco o lightning talk "O Arduino no Ensino da Engenharia na Prática", por mostrar um pouco da realidade do ensino superior no Brasil, "diretamente das trincheiras". Uma pausa na carreira de sucesso de Mauro Assis o levou a aceitar um convite para lecionar em uma destas faculdade menores. A maior parte de seus alunos eram técnicos que frequentavam a faculdade à noite, após um duro dia de trabalho. Para seu espanto, a escola não tinha laboratório. Atividades simples (no bom sentido), com kits de Arduino que se encontra em vários lugares trouxeram bons resultados: alta frequência dos alunos, notas boas e uma melhora no nível dos TCCs. Mais uma prova que embora tenhamos muito que caminhar na educação, muitos passos podem ser dados sem imensos investimentos, simplesmente com uma boa dose de vontade dos professoras e o estimulo aos alunos.

Por último, no sábado acompanhei a trilha de C/C++, assistindo palestras dos sempre brilhantes Rodrigo Strauss, Wanderley Caloni e Fernando "Driverentry" Roberto da Silva. Embora a comunidade C/C++ não seja tão ruidosa quanto a de outras linguagens, continua firme e forte.

Nenhum comentário: