domingo, junho 17, 2012

Corujando: Baja SAE Wisconsin 2012

No final da semana passada (7 a 10 de junho) tivemos nos EUA o "Baja SAE Wisconsin 2012". O Baja SAE é uma competição estudantil promovida pela Sociedade de Engenheiros Automotivos, onde estudantes de engenharia projetam e constroem um pequeno veículo off-road. A competição envolve não somente provas práticas mas também apresentações do projeto. Participaram deste evento mais de 100 equipes, entre as quais três representantes do Brasil.



No ano passado, a competição internacional contou com transmissão de vídeo pela internet dos eventos "dinâmicos" (isto é, como carro em movimento). Infelizmente isto não se repetiu este ano, obrigando os pais e amigos a ficarem garimpando informações nos twitters e facebooks dos participantes.

A competição foi bastante dura. Além do testes obrigatórios de segurança, dos testes estáticos (avaliação de projeto e da planilha de custos) e do terrível enduro no final, o evento contou com as seguintes provas:
  • Maneuverability:  avaliação da agilidade do veículo em uma curva sinuosa. O objetivo é completar o circuito no menor tempo sem incorrer em penalidades.
  • Acceleration: teste de aceleração, medindo o tempo para percorrer uma certa distância.
  • Mud Bog: um corredor com muita lama.
  • Hitch Pull: teste de força, consiste um puxar um veículo pesado. Se conseguir completar toda a distância, vale o menor tempo.
  • Suspension & Traction: teste de suspensão e tração, o primeiro objetivo é conseguir chegar ao fim, o segundo é fazer o menor tempo. No final da pista de teste tinha um tronco, apelidado de Big Bertha, que segurou muita gente.
O vídeo abaixo dá uma ideia das provas:



O pessoal da University of Regina colocou no facebook uma sequência de fotos com uma uma tentativa mal sucedida no teste de força.

Vídeos no flickr da Big Bertha fazendo vítimas:

http://www.flickr.com/photos/mcgill-clubs/7362987112/in/photostream/
http://www.flickr.com/photos/mcgill-clubs/7177717337/in/photostream/

http://www.flickr.com/photos/mcgill-clubs/7177557457/in/photostream/


As equipes brasileiras não fizeram feio:
  • Projeto: 3o (Poli USP, Magnus), 4o (Universidade Federal de Pernambuco, Mangue Baje) e 11o (USP São Carlos, EESC USP Baja) lugares.
  • Custo: 5o (São Carlos), 15o (Poli) e 22o (Pernambuco).
  • Aceleração: 7o (São Carlos), 17o (Poli) e 42o (Pernambuco).
  • Agilidade: 7o (Poli),11o (São Carlos), 13o (Pernambuco).
  • Mug Bog: 48o (São Carlos), 51o (Poli) e 61o (Pernambuco).
  • Pull: 25o (São Carlos), 64o (Poli) e 84o (Pernambuco).
  • S & T: 15o (Poli), 16o (São Carlos), 62o (Pernambuco).
  • Enduro: 19o (São Carlos), 25o (Poli) e 38o (Pernambuco).
  • Geral: 9o (São Carlos), 13o (Poli) e 28o (Pernambuco).
A planilha com os resultados está disponível no BajaSAE.net.

Os carros da Poli e da Universidade Federal de Pernambuco tiveram problemas mecânicos no Enduro que exigiram reparos demorados. Embora não tenham conseguido ficar no top ten, Poli e Pernambuco conseguiram posições melhores que no ano passado.



Poli Magnus passando pela Big Bertha



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