Dê uma forma genérica poderíamos dizer que uma lista é um conjunto ordenado de um número variável de elementos, para a qual estão definidas funções de inserção e remoção de elementos. Para entendermos isto melhor, precisamos primeiro falar um pouco sobre estrutrua de dados.
Estrutura de Dados I
No nível mais baixo, as informações manipuladas por um computador consistem em conjuntos de itens elementares. As maneiras como estes item elementares se relacionam logicamente são as estruturas de dados. As formas como estas estruturas lógicas são implementadas fisicamente na memória de um computador são as estruturas de armazenamento.
Os itens elementares (ou estruturas primitivas de dados) são aqueles manipulados diretamente pelo computador ou linguagem de programação, tais como:
- números inteiros
- números reais (ponto fixo ou flutuante)
- caracteres
- valores lógicos
- ponteiros
Ponteiros
Do ponto de vista teórico, um ponteiro é uma referência a uma estrutura de dados. Do ponto de vista prático, um ponteiro é uma variável cujo conteúdo é o endereço de uma outra variável.
Vamos considerar a seguinte sequência de código C:
int a, b;
int *p;
a = 1;
p = &a;
b = *p;
*p = 5;
Endereço Conteúdo
2000 valor de a
2004 valor de b
2008 valor de p
- pegue o valor da variavel p (2000 no nosso caso)
- considere este valor como um endereço e pegue o valor contido neste endereço (1 no nosso caso)
Por último, “*p” no lado esquerdo de uma atribuição significa:
- pegue o valor da variavel p (2000 no nosso caso)
- considere este valor como um endereço e coloque o resultado do lado direito neste endereço (5 no nosso caso)
No próximo post vamos ver um pouco mais sobre estrutura de dados, examinando estruturas, vetores e matrizes.
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