domingo, novembro 09, 2008

Seminario C&C++ para Sistemas Embarcados

Tive o prazer de apresentar ontem uma palestra no seminário "C&C++ para Sistemas Embarcados", promovido pela Tempo Real Eventos a partir das idéias do Grupo C&C++ Brasil e do Portal Embarcados.

O primeiro ponto a destacar é o tamanho do encontro. Foram 370 inscritos, um salto imenso em relação à dúzia de entusiastas de C&C++ que se reuniram em uma mesa do Outback do Shopping Eldoradohá menos de três anos. Isto mostra como as coisas são possíveis quando se vai à luta, algo que Alberto Fabiano, Pedro Lamarão e Diego Sueiro mostraram ser mais que capazes.

Outro destaque foi a presença de palestrantes de outros estados, lembrando que existem vários polos de tecnologia fora do eixo Rio-São Paulo.

Apesar de certamente não ser isento, me arrisco a fazer alguns comentários sobre as palestras apresentadas.

Técnicas de Programação em C para Sistemas Embarcados

Esta foi a minha palestra. Como estava muito preocupado em não estourar o tempo (o que já ocorreu em minhas apresentações anteriores), acabei errando para o outro lado. Em retrospecto eu deveria ter aprofundado mais em alguns pontos, aproveitando melhor o tempo disponível. Felizmente fui salvo pelas perguntas da platéia, que ocuparam uma boa parte do tempo que sobrou.

Utilização de C++ em Microcontroladores

Palestra de Luiz Barros, de Pernambuco. Uma análise muito boa dos mitos e verdades em torno do uso de C++ no desenvolvimento embarcado, exemplificada com código real do Luiz.

Explorando os 16 bits da Microchip

Esta palestra foi apresentada por Daniel Rodrigues, que atua na área de treinamentos e suporte da LabTools. Como o título sugere, foi uma palestra mais voltada para hardware e focada em uma família específica. Em alguns momentos, roçou perigosamente com a propaganda explícita da Microchip. As demostrações no final da palestra mostraram o imenso potencial dos microcontroladores em aplicações envolvendo display gráfico sensível ao toque e comunicação via ethernet. Foi uma palestra interessante, mas ficou aquele desejo que ela tivesse centrado mais nos aspectos de programação.

Otimização de Código C para Sistemas Embarcados

Palestra apresentada por Fábio Pereira da ScTec de Santa Catarina, e para mim o ponto alto do seminário. Tenho um livro do Fábio (Microcontroladores PIC - Programando em C) que havia me surpreendido com a ambundância de informações importantes. A base da palestra foi a constatação de que, no mundo limitado dos microcontroladores, diferenças pequenas no código C podem trazer diferenças significativas no código gerado e estas diferenças nem sempre são intuitivas. A partir disto o Fábio apresentou uma boa quantidade de exemplos, todos meticulosamente testados. Mais importante que os exemplos específicos, ele mostrou o caminho das pedras: como identificar os pontos críticos e analisá-los.

Desenvolvimento Embedded no Mundo da eLua

Dado Sutter, da PUC-RJ apresentou o projeto do port da linguagem Lua para sistemas embarcados. A linguagem Lua é um belo caso de sucesso do desenvolvimento "brazuca": criada na PUC-RJ chamou a atenção da comunidade internacional e hoje aparece em vários produtos comerciais (como o World of Warcraft e o Photoshop Lightroom da Adobe). A eLua parece destinada a seguir estes passos. O objetivo da eLua é não apenas colocar a linguagem Lua rodando em sistema embarcados, mas também definir e implementar um conjunto de módulos complementares que permitam que o desenvolvimento para sistemas embarcados possa ser feito em um nível mais alto de abstração, facilitando a migração de aplicações entre hardwares diferentes. Infelizmente, por limitação de tempo, acabou sendo cortada a demonstração prática.

Concluindo...

Ontem foi um dia bastante divertido e excitante. Os interessados no assunto, que tiveram ou não a oportunidade de assistir ao seminário, ficam novamente convidados a visitar os sites abaixo onde em breve devem estar links para as palestras (acredito que inclusive com vídeo).

http://www.ccppbrasil.org
http://groups.google.com/group/ccppbrasil
http://www.embarcados.com.br/

3 comentários:

Tiago "PacMan" Peczenyj disse...

Daniel, que tal disponibilizar a sua apresentação (ppt, pdf ou dvi)?

Anônimo disse...

Tiago,

Todas apresentações serão disponibilizadas na área de conteúdo na página do evento no portal da Tempo Real Eventos.

[ ]s

A.F.

Unknown disse...

Faco minha suas palavras. Realmente eh muito bom ver o esforco de gente que FAZ(Alberto Fabiano, Pedro Lamarão e Diego Sueiro) sendo recompensado.
Parabens pelo evento.
Cristina Sampaio - Texas Instruments