segunda-feira, março 28, 2016

Dia do Arduino, do Genuino ou do Genérico?

O Arduino Day é um evento mundial criado em 2014 para celebrar os então dez anos da plataforma. A partir daí o evento tornou-se anual e este ano vai ser no próximo sábado, 2 de abril. Os interessados podem cadastrar o seu evento  no site https://day.arduino.cc. Só que este ano tem um detalhe: para figurar no site os eventos fora dos EUA só podem ser chamados de Genuino Day.


domingo, março 27, 2016

Crítica: Broken Age

Broken Age é uma aventura da Double Fine Productions que eu comprei em uma oferta no gog.com. Criação de Tim Schafer (famoso por Grim Fandango) e com vozes de atores conhecidos, Broken Age  alterna críticas positivas e negativas no gog, o que me intrigou.



terça-feira, março 15, 2016

Mais Experiências com o Coursera

O Coursera atraiu bastante atenção desde que foi lançado quatro anos atrás, com cursos gratuitos preparados por universidades famosas. Já comentei (aqui e aqui) sobre os dois primeiros cursos que concluí. Falo agora sobre outros cursos em que eu me inscrevi e o impulso que tem sido dado à "monetarização" dos cursos.


sábado, março 12, 2016

Teclados e Mouses Sem Fio da Logitech

Recentemente eu resolvi comprar um teclado+mouse sem fio da Logitech para usar com o meu notebook. Algumas semanas depois, o mouse do meu desktop começou a apresentar problema e comprei um outro modelo. Aqui estão alguns comentários sobre eles.



quinta-feira, março 10, 2016

Lanterna com Anel de LEDs RGB - Firmware

Fechando esta série veremos a alma do projeto - o firmware.

É difícil colocar uma ilustração do firmware...

terça-feira, março 08, 2016

Lanterna com Anel de LEDs RGB - Montagem

Uma parte importante deste projeto é uma montagem caprichada. Não ficou tão bonita quanto a do artigo da Make, mas fiquei satisfeito.

Adesivos ajudam no ar psicodélico.

quinta-feira, março 03, 2016

Lanterna com Anel de LEDs RGB - Hw

Por coincidência, na mesma época que comecei a mexer com LEDs RGB "endereçáveis" e comprei um anel de LEDs, sai um artigo na revista Make com uma aplicação interessante. Uma lanterna antiga foi adaptada para usar um anel de LED e um microcontrolador, permitindo uma série de efeitos.

Neste post e nos seguintes vou falar na minha adaptação para criar um presente de Natal para um sobrinho. Serão três posts, este sobre o hardware, o seguinte sobre a montagem e o último sobre o firmware.



terça-feira, março 01, 2016

Anel de LED RGB "Endereçável" (baseado no CI WS2812B)

Neste post, e nos seguintes, vamos dar uma olhada em uma outra opção de LED RGB para ligação em série com controle individual, desta vez usando o CI WS2812B e organizado em anel.