sábado, fevereiro 28, 2015

Crítica: The Phantom - The Charlton Years Volumes 1 a 3

Continuando a coleção completa do gibis do Fantasma, estes três volumes da Hermes Press trazem as revistas publicadas pela Charlton Comics.


sexta-feira, fevereiro 27, 2015

quarta-feira, fevereiro 25, 2015

Display 16x2 com Interface I2C

Os displays alfauméricos de 2 linhas e 16 colunas são bastantes práticos para apresentar informações simples, mas os modelos mais comuns tem um problema: exigem uma quantidade de pinos para interface (ou o uso de um chip auxiliar na interface).

O modelo que eu examino aqui, que comprei na Tato, usa uma interface I2C que exige apenas dois sinais (SDA e SCL).


domingo, fevereiro 22, 2015

Crítica: Racing the Beam

O Atari VCS (retroativamente chamado de Atari 2600) foi um dos primeiros video games domésticos. Este livro fala sobre a sua história, sua tecnologia e sua importância.


quinta-feira, fevereiro 12, 2015

domingo, fevereiro 08, 2015

Crítica: Make - Analog Synthesizers

Circuitos que fazem sons sempre me atraíram. Na juventude, discos do Rick Wakeman, ELP e Triunvirat (entre outros) traziam aos meus ouvidos exóticos timbres eletrônicos. Os circuitos que eu montei, entretanto, nunca foram além de bips. O livro "Make - Analog Synthesizers"  promete ensinar as ferramentas, técnicas e informações necessárias para montar sintetizadores analógicos. O autor, Ray Wilson, mantém um site e uma loja sobre o assunto (Music From Outer Space - MFOS).


quinta-feira, fevereiro 05, 2015

LEDs na Roda da Bicicleta

Estou revendo um dos meu projetos antigos (Spoke-o-dometer). O objetivo agora é mais modesto: mostrar imagens simples na roda de uma bicicleta aproveitando a persistência da visão.



terça-feira, fevereiro 03, 2015

Robô Seguidor de Linha DG-2000 - Parte 3

Nesta terceira parte vamos examinar como calibrar os sensores e fazer um pequeno teste do funcionamento.