quinta-feira, julho 31, 2014

ATtiny Detonator: Um Programador de "Alta Tensão" para Recuperar Microcontroladores ATtiny

Colocando em prática o que vimos em posts anteriores, descrevo aqui o "ATtiny Detonator", um programador para recuperar microcontroladores ATtinyx5 ou ATtinyx4 que foram configurados, proposital ou acidentalmente, de uma forma que impeça a sua reprogramação via SPI (usando o ArduinoISP, UsbAsp, UsbTiny, etc).

A inspiração para este projeto vem do circuito que já vimos e deste ATtiny Fuse Doctor (mais detalhes aqui). Este projeto aproveita algumas coisas que já vimos por aqui, como o "Arduino na Protoboard" e o "Display Nokia 5110" além, é claro, o HVSP.



terça-feira, julho 29, 2014

O Paradigma da Sopa de Pedra

Acho que todo mundo conhece a história da sopa de pedra: o sujeito chega faminto na cidade e o pessoal diz não ter comida. Aí ele fala que vai fazer uma sopa de pedra e, aos poucos, as pessoas vão dando os ingredientes. Após todos se deliciarem com a sopa, ele lava a pedra e segue em frente.

Tenho reparado que algumas pessoas conseguem usar este paradigma para obter um apoio que, à primeira vista, é inexistente.

domingo, julho 20, 2014

Crítica: Superman e a Legião dos Super-Heróis

A Legião dos Super-Heróis é uma das série mais maltratadas da DC, apesar de ter um grande número de fãs. É a vítima preferida dos reboots e retcons (onde origem e personagens são radicalmente alterados retroativamente, invalidando anos de publicação).

Como muitos, minha preferência é pela versão original (que li quando jovem e reli em grande parte graças aos caros e cada vez mais raros Archives e as eventuais coletâneas). Algumas versões posteriores me irritam pelas histórias capengas, mudanças absurdas e arte de qualidade altamente questionável. Mas o que incomoda mais os fãs é a ausência de novas histórias nos últimos anos. Foi, portanto, com um misto de apreensão e alegria que eu vi nas bancas "Superman e a Legião dos Super-Heróis", da Panini Books.

quarta-feira, julho 16, 2014

Caixas para o Raspberry Pi

A placa do Raspberry Pi foi projetada para minimizar a área (e portanto o custo). Como consequência, ela não é propícia para a montagem em caixas. Temos conectores em todas as bordas e a primeira versão não tinha nem furos de fixação. Veremos aqui algumas sugestões e uma análise curta de um modelo à venda na Farnell.


domingo, julho 13, 2014

Crítica: Maigret no Picratt`s

Mais um livro da coleção Maigret da L&PM Pocket. Afinal, Georges Simenon escreveu nada menos que 75 livros com o Inspetor Maigret (e mais 30 contos). Neste livro de 1950, Maigret investiga a morte de uma dançarina de um pequeno cabaret (o Picratt's do título) poucas horas após dizer à polícia que teria ouvido um sujeito chamado Oscar falar que ia matar uma condessa.


quinta-feira, julho 10, 2014

Programador de "Alta Voltagem" para ATtiny: Protótipo

Agora que vimos a teoria, vamos fazer algumas experiências usando um Arduino para controlar o nosso programador. O que apresento aqui é uma releitura da excelente página "ATTiny Fuse Reset with 12 Volt Charge Pump" de Wayne Holder.


terça-feira, julho 08, 2014

Programador de "Alta Voltagem" para ATtiny - Introdução

Os programadores que eu normalmente utilizo com os microcontroladores AVR, como o USBTinyISP e o USBasp, efetuam a programação enviando comandos através de um interface serial (SPI), com sinais em nível lógico normal (normalmente 5V).

Embora este tipo de programação seja de fácil implementação e atenda as necessidades mais comuns, tem a desvantagem de poder ser bloqueada (proposital ou acidentalmente) através dos fuses. A programação em "alta voltagem" (na verdade 12V) é a solução para rehabilitar a programação serial. Vamos examinar como ela é feita no caso dos modelos ATtiny.

domingo, julho 06, 2014

Crítica: Maigret e o Ladrão Preguiçoso

Retomando a leitura dos livros de Maigret da L&PM Pocket, um livro relativamente recente (escrito em 1961).