domingo, março 30, 2014

Crítica: Masters of Doom

Nos anos 90, a Id Software se tornou um nome conhecido de todos os usuários de computador, graças a jogos como Wolfeinstein 3D, Doom e Quake. Como diz aquele programa de TV, esta é a história deles. Mais precisamente, a história de dois "Joãos": John Carmack e John Romero.

quinta-feira, março 27, 2014

MIcrosoft Disponibiliza os Fontes do MS-DOS 1.1 e 2.0

A Microsoft disponibilizou os fontes do MS-DOS 1.1 e 2.0 através do Computer History Museum para usos não comerciais de pesquisa, experimentação e ensino. Os fontes podem ser baixados do link abaixo, após aceitar um termo de uso bastante restritivo:

http://www.computerhistory.org/_static/atchm/microsoft-ms-dos-early-source-code/agreement/

O anúncio no site do Computer History Museum possui um pequeno mas interessante resumo sobre o início do MS-DOS. Este resumo deixa de mencionar um fato importante no MS-DOS 2.0: a mudança da interface de programação do padrão CP/M (com as FCBs) para o padrão *ix (com o uso de handles e o suporte a subdiretórios).

Notícia vista no The Register.

terça-feira, março 25, 2014

Corujando: 20a Competição Baja SAE Brasil

Mais uma vez (veja 2011, 2012 e 2013), mais uma vez acompanhei a competição Baja SAE Brasil, torcendo pela Equipe Poli de Baja, da qual o meu filho é integrante. O Baja SAE é uma competição estudantil promovida pela Sociedade de Engenheiros Automotivos, onde estudantes de engenharia projetam e constroem um pequeno veículo off-road  A competição deste ano comemorou os vinte anos da prova no Brasil.

Pódio da Competição


domingo, março 23, 2014

Crítica: Revolt in 2100

"Revolt in 2100" é um livro de ficção científica escrito por Robert Heinlein. Eu comprei este livro por impulso, por ser mencionado em Hackers. Esta compra ilustra bem como a tecnologia nos afeta: estava lendo Hackers no Kindle durante as férias, em um local relativamente afastado. Ao me interessar pelo livro acessei o site da Amazon diretamente do Kindle, dei uma lida nas resenhas, fiz a compra e o recebi quase instantaneamente. Em compensação, demorei um ano e meio para começar a ler.


quinta-feira, março 20, 2014

Mais um leitor de RFID 125KHz, Pulseiras com RFID e um mistério resolvido

Retomando, após mais de um ano, minhas experiências com tags e leitores de RFID 125KHz, examino aqui mais um modelo de leitor e tags em formato de pulseira. A notícia ruim é que este modelo de leitor foi descontinuado, a boa é que finalmente resolvi o mistério da identificação dos tags.




terça-feira, março 18, 2014

Adaptadores USB Serial TTL

Dois anos atrás, analisei um adaptador serial USB que venho usando com muita frequência em minhas montagens com microcontroladores. Examino neste post algumas outras opções.

domingo, março 16, 2014

Crítica: Mickey Mouse - "The House of The Seven Haunts!"

O quarto volume da coleção da Fantagraphics Books traz seis histórias do Mickey, publicadas como tiras diárias de janeiro de 1934 a fevereiro de 1938. Com a personalidade já definida, temos aqui duas histórias que se tornariam clássicas: "The Seven Ghosts" e "Island in the Sky". Com a vinda do Pateta (agora já chamado de "Goofy"), Clarabela e Horácio passam a aparecer bem menos (realçando a mudança de Mickey do campo para a cidade).


Como nos volumes anteriores (vistos aqui, aqui e aqui), a produção é primorosa. Artigos, biografias e farto material adicional complementam as tiras.

quinta-feira, março 13, 2014

Placa Garoina - Arduino Básico em Placa Padrão

Quando decidimos fazer uma oficina de solda no CarnaHacking do Garoa Hacker Clube, procuramos um kit interessante, barato e com pronta entrega. Como não achamos, parti para a ideia de montar uma versão básica do circuito do Arduino (equivalente ao "Arduino na Protoboard"), usando uma placa padrão de circuito impresso.


terça-feira, março 11, 2014

Curso Cryptography I da Cursera

Há cerca de dois anos foi lançado o Coursera, um site de educação on-line que oferece cursos de várias universidades americanas, entre elas Stanford e Princeton. Conclui recentemente o curso "Cryptography I" da Stanford e compartilho aqui minha experiência.


domingo, março 09, 2014

Crítica: Mickey Mouse - "High Noon at Inferno Gulch"

O terceiro volume da coleção da Fantagraphics Books traz nove histórias do Mickey, publicadas como tiras diárias de janeiro de 1934 a janeiro de 1936. Mickey completa aqui o seu amadurecimento, deixando para trás as tiras movidas a piadas isoladas (gags) e passando do campo para a cidade.


Como nos volumes anteriores (vistos aqui e aqui), a produção é primorosa. Mais uma vez, artigos, biografias e farto material adicional complementam as tiras