sábado, dezembro 31, 2011

Resenha: Bad Suki (Modesty Blaise vol 5)

O quinto volume das tiras de Modesty Blaise contém apenas três histórias, mas a qualidade da impressão é melhor que o volume anterior. Algumas tiras ainda são bastante escuras e em uma ou outra página a impressão tem falhas, mas dá para apreciar bem a qualidade do traço de Jim Holdaway.


sexta-feira, dezembro 30, 2011

Álbum do Mês: The SMiLE Sessions

Idealizado em 1966 por Brian Wilson e abandonado em 1967, SMiLE foi considerado por muitos como o "mais famoso álbum não lançado". Em 2011, mais de quatro décadas depois, o material gravado para o álbum foi finalmente lançado. O material foi disponibilizado como um sofisticado (e caro) box, como um LP duplo, como um CD duplo e, pelo menos aqui na Terra Brasilis, como um CD simples. É este CD que eu comprei e comento aqui.


quinta-feira, dezembro 29, 2011

Display Gráfico Nokia 5110 - Parte 1

Muitos projetos com microcontrolador requerem algum tipo de display. O display Nokia 5110 é uma opção bastante flexível, fácil de interfacear e com um custo atraente.


terça-feira, dezembro 27, 2011

iTunes Store - Primeiras Impressões

Com oito (!) anos de atraso, a loja do iTunes foi finalmente aberta de forma oficial aos brasileiros. Uma vez que não me interessei pelas formas não oficiais de uso, tive nos últimos dias os meus primeiros contatos com a loja.



sexta-feira, dezembro 09, 2011

A Queda do Vôo Air France 447

Um livro que, de certa forma, me marcou foi "Airframe" de Michael Crichton. A principal lembrança é que um acidente aéreo é sempre causado por uma sequência de eventos. Um pequeno desvio e a sequência não se completa e o acidente é evitado. E um fator sempre presente nestas sequências é o erro humano.

A revista Popular Mechanics publicou um artigo relatando os últimos minutos do vôo 447 da Air France (tomando como base o registro das caixa pretas, em particular a conversa na cabina). E o relato está totalmente de acordo com a visão do livro.

Uma sequência de pequenos erros monta o palco para um co-piloto (inexperiente e sem um treinamento específico para a situação) derrubar no oceano um avião sem nenhum problema mecânico ou elétrico (talvez você tenha ouvido falar de um congelamento dos pitots, mas eles voltaram a funcionar bem antes da queda graças ao sistema anticongelamento). É uma descrição bastante trágica, que dá vontade de poder romper a "quarta parede", arrancar o copiloto do assento e salvar o avião.

O artigo pode ser lido em

http://www.popularmechanics.com/print-this/what-really-happened-aboard-air-france-447-6611877?page=all

Encontrado via The Register.

quinta-feira, dezembro 08, 2011

Promoções de Natal do GOG.com

Já mencionei antes o site GOG.com, que vende jogos antigos por preço baixo e sem DRM. Começam hoje as suas promoções de Natal.

Balanço Anual do Blog: 2011

No começo do mês o DQSoft completou seis anos de vida. É hora do tradicional balanço anual.

quinta-feira, dezembro 01, 2011

Co0L Ed2 no Próximo Domingo

No próximo domingo, 4/12, teremos a segunda edição da "Conferência O Outro Lado" (Co0L). Se você se interessa por segurança da informação (ou simplesmente que trocar informações e conhecer o Garoa Hacker Clube enquanto saboreia um Churrascker), participe! A inscrição é gratis.

Mais detalhes: http://garoa.net.br/wiki/O_Outro_Lado_ed_2

Palestra "Crimes Eletrônicos e Privacidade" da Primeira Edição do Co0L