quinta-feira, novembro 24, 2011

Um Bug Curioso Com Mais de 20 Anos de Idade

Uma das coisas mais úteis na minha "caixa de ferramentas" é um conjunto de rotinas para manipulação de B-trees. Venho usando este código, com alterações mínimas, desde que ele foi publicado na revista Dr Dobb's em 1990. Imaginem a minha surpresa ao descobrirmos um bug no código que, em um equipamento específico, simplesmente travava a execução!

terça-feira, novembro 22, 2011

"O Maravilhoso Mundo dos Microcontroladores"

No dia 12 de novembro ("véspera de feriado"), o Garoa Hacker Clube teve um pequeno espaço na conferência Silver Bullet. No começo da tarde eu apresentei "O Maravilhoso Mundo dos Microcontroladores" - uma foma lúdica de despertar o interesse por microcontroladores.




domingo, novembro 20, 2011

DVD: O Desafio das Águias - Crítica

Um dos livros mais gastos na minha estante é "O Desafio das Águias", de Alistair MacLean. É um livro da minha mãe que eu tomei posse quando criança e já reli incontáveis vezes. A contra capa avisa; "Richard Burton é o 'astro' da versão cinematográfica ... breve em todos os cinemas do Brasil". Dias desses, olhando a pilha de ofertas da Americanas (antiga Blockbuster) encontrei este filme em DVD. Segue a minha crítica.

sábado, novembro 19, 2011

Música: Carl Perkins

Carl Perkins é conhecido com o "Rei do Rockabilly". Rockabilly é um dos primeiros estilos do rock and roll, com fortes influências do country. Suas músicas são mais conhecidas pelas regravações feitas por outros artistas, como Elvis e os Beatles, apesar da sua voz e estilo na guitarra serem marcantes. Neste post listo algumas das suas músicas disponíveis no You Tube.

quinta-feira, novembro 17, 2011

Passo a Passo: Usando o Arduino UNO para Gravar o Bootloader do Arduino em um ATMega328

Como já mostrei sucintamente, um Arduino pode ser usado como gravador de microcontroladores AVR. Neste post, vamos ver passo a passo como usa uma Arduino UNO para gravar o bootloader do Arduino em um microcontrolador ATMega328 (em uma espécie de reprodução assexuada).