sábado, abril 30, 2011

Jogo do Mês: Neighbours from Hell

Você já sentiu a vontade de aprontar com algum vizinho? Você pode satisfazê-la com o jogo "Neighbours from Hell", que está em promoção no GOG.com.


sexta-feira, abril 29, 2011

Pequenos Imãs e Micro Controladores - Parte 10

Chegamos finalmente ao final da série de posts, vendo agora como adaptar o meu conta-giros para usar um sensor de efeito Hall com saída analógica. Como já vimos, este sensor apresenta na saída uma tensão proporcional à intensidade do campo magnético.

quinta-feira, abril 28, 2011

Pequenos Imãs e Micro Controladores - Parte 9

Vejamos agora como adaptar o meu conta-giros para usar um reed switch. Como já vimos, o reed switch é uma chave acionada por um imã.

segunda-feira, abril 25, 2011

Pequenos Imãs e Micro Controladores - Parte 8

Neste post vamos ver a adaptação do software do nosso circuito de teste para apresentar a velocidade em RPM (rotações por minuto).

domingo, abril 24, 2011

Ebook Grátis: Space Platform de Murray Leinster

Após o prazer de ler Med Ship, resolvi ler um outro ebook de Murray Leinster: Space Platform, que encontra-se disponível no Projeto Gutenberg e no ManyBooks.

sexta-feira, abril 22, 2011

Saiu o Resultado do Concurso de Projetos com o 555

No começo de fevereiro noticiei um concurso internacional de projetos com o timer 555. Na quarta (20/4) à noite foram anunciados os vencedores no site oficial. Várias participações foram incríveis, entre os vencedores temos uma "somadora" decimal (feita com pouco mais de uma centena de 555) e um rádio AM (usando um único 555).

O site Evil Mad Scientist fez um post destacando alguns projetos.

quinta-feira, abril 21, 2011

terça-feira, abril 19, 2011

Pequenos Imãs e Micro Controladores - Parte 6

Neste post vou fazer um pequeno desvio do assunto imãs e sensores magnéticos e falar sobre conexão de display de 7 segmentos, para construir um contador de giros.

sexta-feira, abril 15, 2011

Pequenos Imãs e Micro Controladores - Parte 5

Neste post vamos começar a ver como conectar os sensores magnéticos a um microcontrolador, no caso um PIC.

segunda-feira, abril 11, 2011

Google Code Jam 2011: Inscrições abertas

As inscrições para o Google Code Jam de 2011 já estão com as inscrições abertas no site oficial. Se você não sabe do que estou falando, veja a minha cobertura dos anos anteriores.

As incrições vão até 7 de maio, ao témino da rodada de qualificação iniciada no dia anterior (com duração de 24 horas). Em seguida teremos três rodadas eliminatórias on-line, culminando com a final presencial no Japão. Além da fama, os 1000 melhores colocados na rodada 2 receberão uma camiseta e os 25 participantes da final ganharão prêmios em dinheiro variando de US$10.000 a US$100.

segunda-feira, abril 04, 2011

Pequenos Imãs e Micro Controladores - Parte 4

Na parte anterior vimos um sensor de efeito Hall que fornece como saída um voltagem proporcional ao campo magnético. A Sparkfun (e o Laboratório de Garagem) fornecem um sensor Hall que funciona de forma diferente, o US1881.

sábado, abril 02, 2011

Rescaldo do Primeiro de Abril de 2011

Ontem foi uma data tradicional no mundo Geek: Primeiro de Abril, o Dia dos Tolos. Como de costume, tivemos muitas notícias falsas, algumas divertidas e outras nem tanto.

sexta-feira, abril 01, 2011

Capas para o Kindle na DealExtreme

Uma das coisas que eu sentia falta no meu Kindle era uma capa protetora. A Amazon possui alguns modelos, mas todos bastante caros. Quando recebi a dica que a DealExtreme tinha opções de baixo custo eu não resisti e comprei dois modelos (uma para mim e outro para o meu pai).