sexta-feira, janeiro 28, 2011

Amazon passa barreira de US$10B, vende mais eBooks que paperbacks - e as ações caem!

Realmente eu não entendo nada do mercado de ações. A Amazon anunciou ontem que vendeu US$12.95 bilhões no último trimestre de 2010, um aumento de 37% em relação a 2009. As vendas de eBooks para o Kindle ultrapassaram a venda de paperbacks (brochuras), antecipando uma meta prevista para este ano. No acumulado do ano, um lucro de US$1.15 bilhões.

Tudo isto não impediu que as ações da Amazon caíssem mais de 9%. Algo da mesma ordem da queda das ações do Banco Panamericano aqui no Brasil depois que anunciaram que o rombo deve ser maior que os R$2,5 bilhões anunciados anteriormente.

Fonte: The Register

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Links Comentados #12: Jogos e Bugs no 386

Nesta leva, uma nova forma de jogar Pac-Man, um artigo interessante sobre AI para jogos e uma história sobre bugs muito loucos nas primeiras versões do 386.

Pac-Man com Organismos Vivos

Pesquisadores da universidade de Stanford desenvolveram uma forma de jogar Pac-Man (e alguns outros jogos) com minúsculos organismos celulares.

Fonte: http://www.theregister.co.uk/2011/01/17/living_pac_man/

Como Funciona o Campeão da Competição Starcraft AI

Qualquer um que tenha jogado por alguns minutos um jogo do tipo RTS (RealTime Strategy) já percebeu o quão complicado este tipo de jogo é. É necessário equilibrar o micro e macro gerenciamento (respectivamente, controlar individualmente as unidades e gerenciar recursos / decidir como e quando aplicá-los). Além disso, não existe uma estratégia universal, fatores aleatórios e o oponente tornam cada jogo único.

Daí ser muito interessante o longo artigo sobre o "Berkley Overmind", uma AI que venceu de forma esmagadora uma competição entre AIs para o jogo StarCraft. Um ponto importante foi que, ao invés de se concentrar em táticas ou estratégias, o programa possui uma série de lógicas flexíveis que lhe permite desenvover as suas próprias táticas e estratégias em função do desenrolar do jogo. Por exemplo, a movimentação das unidades usa um "campo de potenciais" onde elas são atraídas ou repelidas por alvos e ameaças. Combinado com a seleção de uma unidade de rápida movimentação, isto possibilitou ataques fulminantes, principalmente ao detectar uma brecha no inimigo.

O artigo está no ars technica, cheguei lá por indicação do OSnews.

Bugs Incríveis nas Primeiras Versões do 386

Normalmente confiamos quase que cegamente nos processadores dos nossos computadores. Tipicamente os bugs neles são pequenos e raros (embora um processador moderno tenha dezenas de problemas listados nas suas erratas).

O processador 386 foi um salto imenso em relação ao seu predecessor e com isto a primeira versão tinha um número elevado de problemas. Alguns eram tão sérios que a Intel chegou a carimbar chips com "16 bit SW Only".

Mesmo entre os "aprovados" para software de 32 bits tinham problemas, particularmente quando se misturava código de 16 e 32 bits. Isto era bastante incomum, até que a Microsoft iniciou o projeto do Windows 95.

A maioria dos erros ocorriam quando uma certa instrução era executada logo após outra, o que levou à solução de inserir NOPs no meio das sequência problemáticas. Os problemas eram tão complexos e sérios que no final a Microsoft desistiu de suportar estas versões do 386. Sobraram apenas os NOPs espalhados no código do Windows 95...

Leia a história completa no Old New Thing:
http://blogs.msdn.com/b/oldnewthing/archive/2011/01/12/10114521.aspx

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Zork Anthology disponível no GOG.com

Como comentei no passado, uma das primeira firmas bem sucedidas no mercado de jogos para computador foi a Infocom, que desenvolvia apenas jogos do tipo aventura, em texto. Ela começou com um jogo que se tornou um clássico: Zork. A versão original foi feita em um mini-computador e precisou ser quebrada em três para caber nos micro-computadores da época. Surgiram assim os jogos Zork I, Zork II e Zork III.

Com o declínio das aventuras em texto, os jogos da série Zork passaram a ser comercializados esporadicamente, na forma de coletâneas. Uma deles foi a "Zork Anthology", de 1994. Além da trilogia original, esta coleção inclui os jogos Zork Zero, Beyond Zork e (estranhamente) Planetfall.


Eu tenho o CD do "Zork Anthology", que comprei em uma limpeza de estoque de uma lojinha de informática. O produto também está disponível na Amazon, pela bagatela de US$53,99. Os jogos Zork I a III forma disponibilizados gratuitamente em uma determinada época e ainda são encontrados facilmente na internet, embora a legalidade destes downloads seja discutível.

Ontem o GOG.com (Good Old Games) acrescentou ao seu catálogo o Zork Anthology, por US$5.99. Como sempre, o jogo é disponibilizado eletronicamente (leia-se download) e sem DRM. Alguns extras estão disponíveis, basicamente manuais e mapas.

domingo, janeiro 09, 2011

Livro do Mês: Please Pass The Guilt

Please Pass The Guilt é mais um caso do detetive Nero Wolfe, criação de Rex Stout. É a penúltima das histórias do detetive (depois dela seria publicada "A Family Affair"; postumamente seria publicada ainda a coletânea de história curtas "Death Times Three").

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Testando SkyDrive

Já faz muito tempo que os downloads do blog não estão funcionando. Como a Google decidiu parar de suportar arquivos no Google Groups, o jeito é procurar outro lugar para hospedar os arquivos. Meus requisitos são acesso direto e armazenamento sem expiração; minhas necessidades de espaço e banda são baixas e estou até disposto a pagar pelo serviço (mas não muito).

A alternativa que vou testar é o SkyDrive da Microsoft, que é parte do Windows Live. Além das minhas necessidades básicas, tem um limite de 25GBytes (máximo de 50MB por arquivo) e é gratis.

Os links abaixo são de alguns arquivos que coloquei lá como teste:

eBook PC Assembler
Palestra"Programação em C para Microcontroladores"
Artigo sobre Listas Ligadas
Exemplo de algoritmos de ordenação

Se tudo parecer funcionar bem, aí será preciso rever todos os links nos posts...

Atualização 7/1/11 14:00
Os links que funcionavam ontem e hoje cedo pararam de funcionar...

Alguns testes adicionais:

PC Assembler "embed"


Link para o folder com os arquivos

Vou aguardar mais um pouco...

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Confirmado: Windows 8 Suportará ARM

No final de dezembro, era um boato. Agora a Microsoft confirma: o Windows 8 rodará em processadores ARM. Mais especificamente, serão suportados arquiteturas System-On-a-Chip (SOC) da nVidea, Qualcomm e Texas.

Como esperado, a enfase são sistemas portáteis e de baixo consumo - notadamente tablets. Steve Ballmer preferiu dar pouco destaque ao ARM em si, e deu enfase na execução do Windows em arquiteturas SOC.

Embora o Windows 8 só deva ser lançado em 2012 (e sabe-se lá com que nome), já foi possível fazer uma demonstração na CES 2011. E Ballmer não deixou barato: fez questão de mostrar a impressão a partir do Word, num ataque direto à Apple.