terça-feira, novembro 30, 2010

Links Comentados #11: Vírus no Mac, SAP pirateia software da Oracle e Tinta Eletrônica Colorida

Vírus no Mac?

A Sophos resolveu inovar ("abrir novos mercados"?) e disponibilizou um anti-virus gratuito para o MacOS. Os resultados das primeiras duas semanas indicam que a maioria das detecções se referem a vírus ... do Windows! Foram também detectados vírus "genéricos", que independem do sistema operacional.

Um histórico dos malwares para Mac mostra que o problema mais comum tem sido trojans e não vírus.

Mas que os usuários de Mac não fiquem relaxados, pois falhas de segurança são tão certas quanto morte e impostos. Veja aqui a list de falhas corrigidas no update do Mac OS X liberado em 10 de novembro.


SAP "pirateou" Oracle

Você provavelmente leu sobre a condenação da SAP a indenizar a Oracle em US$1.3 bilhões por "propriedade intelectual roubada". Detalhes na imprensa sobre o "roubo" são escassos.

O roubo foi feito pela empresa TomorrowNow comprada pela SAP em 2005 e fechada no final de 2008. Consiste em downloads de softwares da Oracle, utilizados para pegar clientes da PeopleSoftware e Sieble, acão esta confessada pela SAP.

As alegações da Oracle podem ser vistas aqui (PDF). Segundo o documento, a TomorrowNow foi fundada por ex-funcionários da PeopleSoftware, que através de acessos ilegais ao site de suporte da Oracle baixaram softwares e documentos. Este material foi usado para fornecer suporte a clientes da PeopleSoftware (que foi comprada pela Oracle) por preços muito baixos, como parte de uma inciativa da SAP (Safe Passage) de migração destes clientes para os softwares da SAP.

Vem aí a tinta eletrônica colorida?

Como usuário do Kindle estou maravilhado com a qualidade do display de tinta eletrônica para a leitura de textos. E as pesquisas estão a todo vapor para a fabricação de displays coloridos, de baixo custo e com velocidade para apresentar vídeo.

Um professor e um estudante da Universidade de Cincinatti acreditam que o caminho é usar papel como base para o display.

Não creio que esta pesquisa resulte imediatamente em produtos, mas não duvido que até 2020 já seja possível termos o equivalente ao Profeta Diário.

A Vida do Desenvolvedor Windows CE Continua Dura

Retomando o assunto de um post anterior, a situação do desenvolvemos para Windows CE continua complicada.

No ponto que eu tinha parado, no Visual Studio 2005 SP1, as coisas pareciam estar melhorando. Com o VS2005 Standard, você tinha duas opções para desenvolver para o CE: código nativo em C/C++ ou código gerenciado com o Compact .Net Framework, programando em C# ou VB.Net.

No Visual Studio 2008, uma pequena alteração: o desenvolvimento para "Smart Devices" deixou de ser suportado na versão Standard, era preciso comprar a versão Profe$$ional.

Com a ascensão do iPhone e Android, a participação no mercado dos smartphones baseados no CE vem despencando. A reação da Microsoft foi criar algo "diferente", o Windows Phone. E com isto está deixando órfãos os desenvolvedores para o Windows CE: o Visual Studio 2010 não suporta o desenvolvimento para os "Smart Devices", tanto nativo como gerenciado.

Por aqui a maioria das aplicações estão em C e estamos prevendo uma vida longa para o VS2008. Provavelmente não vamos fazer mais experiências com o Compact Framework que, apesar de negativas de pessoas isoladas da Microsoft, claramente está andando de bicicleta no telhado.

Um lembrete para a Microsoft: no mercado de coletores de dados, onde Windows CE tem sido o padrão desde a virado do milênio, a líder é uma divisão da Motorola. E a Motorola parece já ter adotado uma alternativa ao CE na divisão de celulares. E eu já estou estudando Java...

Ruminações Sobre o Desenvolvimento de Software

A queda recente no ritmo dos posts foi devida a um acúmulo de trabalho. Como de costume, envolveu colocar a mão em coisas que eu fiz no passado e coisas que outras pessoas fizeram. Vem aí nas próximas semanas alguns posts sobre desenvolvimento de software, para eu extravasar as coisas boas e ruins que eu vivenciei...

Uma primeira lembrança é que o principal fator no desenvolvimento de software são as pessoas envolvidas. Tanto as pesquisas como os anedotários evidenciam diferenças de uma ordem de grandeza entre o desempenho de pessoas diferentes. Ou da mesma pessoa em momentos diferentes. Algo que às vezes é chamado de peopleware.

Daí eu chego à importância em ter orgulho no código que se escreve. No momento em que você abre mão deste orgulho e declara que o código está pronto porque (a) está com fome (b) chegou o fim do expediente (c) tá pouco se lixando para o resultado, a vaca foi para o brejo.

quarta-feira, novembro 17, 2010

Álbuns dos Beatles na iTune Stores - O Que Isto Representa?

Ontem, 16/11/2010, os álbuns do Beatles passaram a estar disponíveis para compra na iTune Stores. Para a Apple Computers, "a day you will not forget" (um dia inesquecível). Para muitos, nada de especial. Não me afeta diretamente (não tenho iPod, a iTune Store não atende esta terra onde canta o sabiá e já digitalizei os meus CDs).

Não custa lembrar que, no começo da sua vida, a Apple Computers precisou se entender com a Apple Corps dos Beatles. O acordo inicial era simples: a Apple Computers não entraria no ramo da música e a Apple Corps não entraria no ramo de computadores. Os avanços tecnológicos levaram a vários processos e renegociações. Com este anúncio o círculo se fecha - a Apple Computers passa a vender as músicas de propriedade da Apple Corps.

A grande pergunta é quem irá comprar as músicas. Para o fãs mais antigos, que provavelmente já tem os CDs originais, pode ter algum atrativo se oferecerem as versões recentemente remasterizadas. Desconfio também que muita gente só conhece uma pequena parcela das músicas deles; pode ser que este pessoal se interesse em ver "o que mais eles gravaram". Não é um absurdo se pensarmos que 1 foi lançado em 2000 e o mais vendido nos EUA entre 2000 e 2009.

A grande aposta, provavelmente, é a geração que não compra mais CDs. Quem sabe ainda tem muita gente que ainda não conhece os Beatles?


segunda-feira, novembro 15, 2010

Livro do Mês: Med Ship (EBook Grátis!)

O livro do mês é Med Ship, de Murray Leinster. A Baen Book publica este livro e disponibiliza-o gratuitamente em vários formatos de eBook. Graças a isto é o primeiro livro que eu completo a leitura no meu Kindle.


quarta-feira, novembro 10, 2010

EBook Grátis - Programming Windows Phone 7, por Charles Petzold

Charles Petzold é um nome reverenciado pela "velha guarda" de programadores Windows. Nos idos de 1988 ele escreveu o primeiro livro sobre programação para Windows - "Programming Windows". Provavelmente quem aprendeu a programar para Windows até meados dos anos 90 aprendeu com Petzold.

De 88 até 98 foram 5 edições de "Programming Windows", acompanhando o Windows da versão 2 até o Windows 98. Depois disso Petzold escreveu outros livros sobre programação, agora no ambiente .Net, mas não tiveram tanta repercussão (talvez por ele fazer tudo por código ao invés de usar wizards e editores gráficos).

A Microsoft está disponibilizando grátis um novo livro do Petzold: " Programming Windows Phone 7". Com 24 capítulos e quase 1000 páginas, é um livro sério e não uma destas "amostras grátis" geradas pelo departamento de marketing.

O download (em formato PDF ou XPS) pode ser feito em

http://blogs.msdn.com/b/microsoft_press/archive/2010/10/28/free-ebook-programming-windows-phone-7-by-charles-petzold.aspx

terça-feira, novembro 09, 2010

Agora É Definitivo: Google Groups Não Suportará Mais Arquivos

Como relatei algum tempo atrás, o acesso aos arquivos ZIP hospedados no Google Groups estão bloqueados desde junho. Cinco meses depois(!) a Google finalmente se manifesta de forma oficial, através de um e-mail:

"Como você é proprietário de ao menos um grupo dos Grupos do Google que usa mensagem de boas-vindas personalizada, páginas ou arquivos, estamos escrevendo para informar que deixaremos de oferecer suporte a esses recursos a partir de fevereiro de 2011."

Para facilitar a migração para algum outro canto, estão disponibilizando uma opção para baixar todos os arquivos do grupo em um único (já tinha percebido este recurso algumas semanas atrás).

Hora de abandonar a preguiça e achar um novo local para hospedar os arquivos e acertar todos os links no blog.

Interfaceando Microcontroladores - Parte 5

Nesta quinta parte, entradas e saídas analógicas e displays de LCD organizados por segmentos.

segunda-feira, novembro 08, 2010

Seminário RTOS em São Paulo

No próximo dia 20 de novembro, o Portal Embarcados e a Tempo Real Eventos promovem um seminário sobre sistemas operacionais de tempo real. Maiores detalhes no site da Tempo Real.

III Seminário de Programação C & C++ para Sistemas Embarcados

Sábado passado (6/11/2010) ocorreu a terceira edição do Seminário de Programação C & C++ para Sistemas Embarcados, e mais uma vez tive a honra de palestrar. Como nas edições anteriores, o conteúdo técnico foi gerado pelo Portal Embarcados e pelo Grupo C&C++ Brasil e a organização foi da Tempo Real Eventos. O evento contou com o patrocínio da Texas Instruments e o apoio da Microgênios.

Segue o meu relato do evento.


quinta-feira, novembro 04, 2010

Interfaceando Microcontroladores - Parte 4

Nesta quarta parte vamos ver um pouco mais sobre entradas e saídas digitais. Nos exemplos, controle de servomotor, controle de intensidade de LEDs e conexão de teclados.