terça-feira, setembro 28, 2010

Microcontrolador C2000 - Parte 4

Esta série toda começou quando ganhei um kit do C2000, o Piccolo Control Stick. Agora é hora de botá-lo para funcionar.


O Kit

O kit é composto por:
  • Uma placa com o formato de um pen-drive, que é o controlSTICK em si.
  • Alguns jumpers para interligar os pinos do controlSTICK.
  • Uma extensão USB curta.
  • Um CD com o Code Composer Studio v4.1.
  • Um pequeno folheto com as instruções básicas para começar.
O controlSTICK possui um microcontrolador TMS32F28027, uma interface para programação e depuração, dois LEDs (um para indicar alimentação e o outro ligado a um pino de E/S do microcontrolador) e um conector de 32 pinos com os principais sinais do 28027.


O TMS32F28027 é bem respeitável: opera a 60MHz, tem 12K de Ram e 64K de Flash, 9 canais de PWM, 9 timers, 7 canais de ADC, 1 comparador, 1 SCI, 1 I2C e 1 SPI.


Instalação do Software


A instalação do software foi um pouco enjoada. Ao executar no Vista o instalador do Code Composer pediu para desligar o User Access Control durante a instalação. O Code Composer é o ambiente de desenvolvimento da Texas e suporta vários modelos de microcontrolador. Tentei instalar somente o que precisava e acabou faltando o driver da interface de programação/depuração do controlSTICK (é o XDS100, procurando no CD tem o instalador dele separado). A instalação é muito lenta (não colabora que ligar e desligar o UAC requer reiniciar o Windows).

Instalado o Code Composer, é preciso instalar a parte específica do controlSTICK. Isto é feito baixando e instalando o controlSUITE, que por sua vez baixa configurações, exemplos e documentação.

Por último é preciso fazer algumas configurações; basta seguir as intruções passo a passo no folheto.

Colocando Para Funcionar

Para um primeiro teste, nada como um LED piscando. E a Texas já fornece um projeto pronto para isto, o BlinkingLED. É claro que não é nada sofisticado; a forma de controlar o LED não deve merecer muito espaço no livro "2000 Maneiras de Acender um LED":
// iniciações diversas
for (;;)
{
if (CpuTimer0Regs.TCR.bit.TIF == 1)
{
CpuTimer0Regs.TCR.bit.TIF = 0;
GpioDataRegs.GPBTOGGLE.bit.GPIO34 = 1;
}
}
Basicamente o programa fica em loop infinito testando um bit que indica que o timer atingiu a contagem; quando isto acontece ele limpa este bit e chaveia a saída ligada ao LED.

Abaixo podemos ver o programa funcionando:



Para fechar a série, o tempo e a competência permitindo, vou tentar fazer algo mais complicado.

sábado, setembro 25, 2010

Antena Amplificada Philips

Embora tenha minhas restrições quanto à TV Digital no Brasil, estou com uma TV que possui o decodificador embutido. As primeiras tentativas de assistir aos canais digitais com uma antena tradicional foram totalmente frustrantes: no máximo uma imagem congelada cheia de "artefatos". Isto apesar do aparelho possuir um amplificador (LNA - low noise amplifier) na entrada da antena.

Foi aí que me sugeriram a antena amplificada da Philips, que avalio aqui.

sexta-feira, setembro 24, 2010

Microcontrolador C2000 - Parte 3

Continuando o nosso exame do C2000, vamos ver agora os periféricos integrados. Dependendo do modelo, vamos encontrar uma boa variedade. Além disso, eles tem uma série de características próprias voltadas para aplicações de controle em tempo real.


quarta-feira, setembro 22, 2010

Microcontrolador C2000 - Parte 2

Vamos continuar o nosso estudo do C2000 examinando o seu núcleo, isto é a sua parte que executa instruções - a CPU.


Notícias Sobre a Morte do GOG.com Foram Precipitadas

A minha opinião sobre a saída do ar do GOG.com foi confirmada: foi apenas um (infeliz?) truque de marketing.


Em uma conferência que acabou a pouco, os responsáveis pelo site estão anunciando uma nova versão do site e reafirmando o seu compromisso de distribuir jogos sem DRM e sem necessidade de um cliente para baixar e jogar (como ocorre com o Steam).


O site tem várias novidades: blá, blá, blá, Whiskas sachê, blá, blá, blá. Nada de revolucionário. Aparentemente todos os jogos foram testados no Windows 7 e incompatibilidades foram resolvidas. Em comemoração ao segundo aniversário do site, estão lançando um novo jogo: Baldur's Gate. Quem quiser um pouco mais de detalhes (e uma visão mais deslumbrada) pode ver aqui.

Ah, o site novo só vai entrar no ar amanhã. Por enquanto tem uma contagem regressiva e alguns vídeos repetindo as informações da conferência.

Veredito: LAME.

22/9/10 17:00: Revisado e complementado o texto.

segunda-feira, setembro 20, 2010

Mistério no GOG.com

Já falei várias vezes aqui no GOG.com, um site que vende jogos antigos (alguns muito outros nem tanto) sem proteção e por preços acessíveis (US$5.99 e US$9.99). Como a maioria dos usuários, fui surpreendido por uma mensagem que entrou no ar ontem no final da tarde:

Embora a primeira impressão seja que o GOG fechou, o texto possibilita várias interpretações. Uma atualização do site ao longo do dia não deixou as coisas muito mais claras:

Acompanhei (na medida do possível, afinal tenho que trabalhar) o burburinho a respeito na internet. Por um lado os usuários não tiveram nenhum aviso, por outro existem alguns pequenos indícios de premeditação:
  • A tradicional oferta de fim de semana foi programada para encerrar mais cedo que de costume (domingo ao invés de segunda)
  • Na semana passada o grupo responsável pelo site já estava falando em um anúncio nesta quarta feira
Existem várias teorias rolando. As principais são: (a) quebraram, (b) foram comprados ou (c) é tudo um truque de marketing. No momento estou mais propenso para a última opção. Se confirmada, teremos na quarta feira o anúncio e na quinta a inauguração de uma nova versão do site. E vai ficar marcado como um momento infame, pois vários usuários se desesperaram com a possibilidade de não poder baixar jogos que eles tinham comprado (no meu caso eu costumo baixar logo após comprar e fazer backup).

Por enquanto só resta aguardar.

Atualização 21/9 12:00: mais sinais de que é um truque de marketing: http://www.youtube.com/watch?v=BDRvuKjissQ no fundo parece ter uma nova versão do site.

Vulnerabilidades em Aplicações ASP.Net

A Microsoft divulgou na sexta feira passada uma alerta para uma vulnerabilidade que pode afetar todas as aplicações desenvolvidas com ASP.NET.

O boletim não dá muitas informações, mas alguns detalhes podem ser vistos aqui e aqui. De uma forma muito simplificada, um atacante pode quebrar a criptografia usada nos cookies e no View State do ASP.NET através de dicas fornecidas involuntariamente pelo ASP.NET nos códigos de erro.

Uma forma simples de se proteger contra este ataque, enquanto a Microsoft não libera uma correção, é redirecionar todos os erros para uma mesma página, através da configuração "Custom Errors". Isto é feito colocando no arquivo Web.config algo como:
<system.web>
<customErrors mode="On" defaultRedirect="PaginaErro.htm" />
</system.web>
É fundamental não redirecionar um ou mais erros para outras páginas.

Fiquei sabendo desta notícia pelo blog do Ricardo Oneda.

Microcontrolador Texas C2000 - Parte 1

Aproveitando que ganhei uma "ferramenta de avaliação" do microcontrolador C2000 no TI Day deste ano, vamos ver um pouco sobre ele nesta série de posts.

A família C2000 se propõe a ser uma plataforma para aplicações de controle em tempo real. Para isto ele dispõe de "periféricos integrados de alta performance" e um "núcleo otimizado para operações matemáticas".

domingo, setembro 19, 2010

Livro do Mês: Too Many Cooks

Too Many Cooks é mais um caso do detetive Nero Wolfe, criação de Rex Stout. É também um dos poucos livros da séria a ter uma tradução brasileira (a Companhia das Letras parece ter publicado dez volumes da série).

sábado, setembro 18, 2010

Jogo do Mês: Blake Stone - Aliens of Gold

Blake Stone - Aliens of Gold é um jogo bastante antigo (foi lançado no final de 93) e pouco conhecido, mas tem me distraído bastante. É curioso que eu tenha começado a jogar este jogo pouco antes do anúncio da "ressurreição" do Duke Nukem Forever, pois existe um certa ligação entre os dois.


segunda-feira, setembro 13, 2010

Cuidado com o Reuso de Senhas!

A tirinha xkcd de hoje denuncia o risco da reutilização de senhas*:

Se você é um dos (poucos) que usa senhas diferentes para cada uso, eu tenho um pequeno aperfeiçoamento ao golpe descrito: registrar também as senhas erradas. Afinal, não é improvável que você acidentalmente entre com a senha de um serviço em outro.

As melhores sugestões que eu consigo pensar para senhas para serviços on-line:
  • Use senhas "fortes" (longas, com caracteres variados e uma boa dose de aleatoriedade) para evitar ataques de dicionário.
  • Use senhas diferentes, no mínimo para serviços importantes (aqueles que expõem você ou seus contatos a risco financeiro, divulgação de informações confidenciais, roubo de identidade ou colocação em posição de constrangimento).
  • Usar também identificações de usuário diferentes.
  • Mudar senhas com boa frequência.
  • Estar atento a sinais de compromisso da senha.
Se alguém tiver sugestões (ou correções às minhas sugestões), os comentários estão aí para isto.

* para quem não é versado no inglês: o personagem de chapéu criou uma série de serviços na web com a finalidade de coletar emails, nomes de usuários e as respectivas senhas. Em seguida ele testou os dados coletados nos sites mais populares e em bancos, obtendo algumas centenas de milhares de logins válidos. Felizmente ele não usou estas informações, pois estudos dizem que dinheiro não trazem felicidade, já considera estar abusando o suficiente das pessoas e não tem nenhuma grande crença religiosa política ou religiosa a impor. E ele conclui dizendo que é o mesmo problema que a Google tem...

segunda-feira, setembro 06, 2010

Duke Nukem Forever: De Volta do Mundo dos Projetos Mortos?

Algum tempo atrás falei no cancelamento do Duke Nukem Forever. Pois o improvável parece ter acontecido: o projeto foi retomado e parece estar próximo do termino. Veja aqui mais detalhes.

Os Quinze Anos do Windows 95 - Parte 2

Continuando os meus comentários aleatórios em comemoração dos quinze anos do Windows 95, algumas lembranças sobre a interface com o operador e uma avaliação do seu significado e legado.

domingo, setembro 05, 2010

Os Quinze Anos do Windows 95 - Parte 1

Com um pouco de atraso, seguem algumas ruminações sobre o Windows 95 que fez quinze anos na semana passada.


quinta-feira, setembro 02, 2010

TI Tech Day 2010

Particei ontem do "TI Tech Day 2010", evento anual da Texas Instrument. É a segunda vez que participo, faço abaixo um muito breve resumo (no ano passado eu comecei a preparar um relato extenso para postar aqui e o resultado foi que eu nunca consegui concluir).