domingo, agosto 29, 2010

Hackerspace-SP Inicia Operação

Conforme a wikipedia, um hackerspace é um local onde pessoas com interesses comuns (tipicamente computadores/eletrônica) podem se reunir, socializar e colaborar. Funciona como um laboratório comunitário aberto.


Após algumas semanas de discussão, começou a se materializar o HackerSpace SP, em um porão gentilmente cedido pela Casa de Cultura Digital (CCD). A CCD fica em uma agradável vila que já foi cenário para gravações externas do Castelo Rá Tim Bum.




Quem quiser conhecer mais e participar encontra informações nos links abaixo.

Grupo de discussão
Wiki (provisório)

domingo, agosto 22, 2010

Som Aposentado: Toca Discos Gradiente D35

O toca discos foi o último componente que eu comprei para o meu primeiro sistema de som. Um toca discos bom era caro, e antes mesmo de acabarmos de montar a nossa casa já tínhamos uma filha a caminho, o que reduzia a verba disponível.

Resenha: O Amigo de Infância de Maigret

Mais um livro de Maigret, inédito no Brasil, publicado pela L&PM Pocket.

sexta-feira, agosto 20, 2010

Assista uma palestra de Joel Spolsky

Joel Spolsky, do blog Joel On Software, postou um vídeo com a palestra que ele deu ano passado na conferência "Business of Software". O assunto da palestra é a questão da simplicidade versus opções/features nos softwares. Achei particularmente interessante pelo contraponto ao mantra "menos é mais" do pessoal do 37signals (cujo livro mais recente eu comentei aqui).

Você encontra o vídeo neste link:

http://www.joelonsoftware.com/items/2010/08/19.html

Atenção que é um vídeo longo (52 minutos) em inglês "coloquial", mas com boa qualidade. Se preferir, baixe o vídeo e assista off-line - você pode baixar usando o Download Helper com o Firefox ou diretamente por este link, e ver com o VideoLan.

quinta-feira, agosto 19, 2010

Som Aposentado: Caixas Acústicas "Homemade"

Com a compra do receiver, o passo seguinte foi providenciar as caixas acústicas. Ou, mais precisamente, projetar e montar. E o resultado foi plenamente satisfatório.

quarta-feira, agosto 18, 2010

Descepções com o Mozilla Thunderbird

Como muitos usuários Windows, usei durante anos o Outlook (ocasionalmente a versão "Express" mas principalmente a versão "full"). Embora eu esteja longe de ser um usuário pesado de e-mail, a irritação com o tempo de carga do Outlook foi crescendo a cada dias.

A situação parecia ter sido resolvida quando passei a usar o Thunderbird 2.x. Apesar de alguns pequenos problemas com a formatação de e-mail (como a mania de colocar a assinatura no fim do email em replies e forwards), a carga era praticamente instantânea.

Com a versão 3 do Thunderbird a carga passou a ser demorada. Quando eu faço um forward de mensagem, a minha assinatura não é colocada e os recipientes não enxergam o meu texto.

Hoje apareceu um aviso de uma nova versão, a 3.1.2; a versão que estava rodando era a 3.1.1. Na minha ingenuidade, achei que esta atualização não traria nenhuma mudança visível. Ledo engano!

As coisas começaram mal quando ele avisou que um dos Add-ons (Lightining 1.0b1) não era compatível e foi desabilitado. Felizmente ele encontrou a versão 1.0b2 que é compatível.

O problema seguinte foi uma mudança na organização das pastas. Isto já tinha mudado da versão 2 para a 3 e eu tinha me acostumado com o novo formato, o "Unified View". Uma pesquisa em http://getsatisfaction.com/mozilla_messaging encontrou a solução: o formato é agora escolhido em "View->Folders".

Outro problema foi a mudança na apresentação de mensagens. Outra configuração (Tools->Option->Display->Formating) que foi silenciosamente alterada.

Por último, quando eu abro uma mensagem em uma aba, a lista de folders é escondida. Ainda não descobri como mudar isto de volta.

Nenhuma destas mudanças é mencionada nas "Release Notes".

São (até agora) coisas pequenas mas que podem indicar uma doença que costuma vitimar muitos softwares: o desrespeito pelas configurações do usuário. É o desenvolvedor achando que sabe melhor o que o usuário precisa e se sentindo no direito e obrigação de forçar as suas preferências.

No site que mencionei acima já aparecem alguns usuários furiosos com a 3.1.2. Ainda não cheguei neste ponto, mas confesso estar com coceira de fazer um teste com o Outlook (que de certa forma eu paguei dento do Office e não usei ainda).

terça-feira, agosto 17, 2010

Som Aposentado: Receiver CCE SR-4000

No final de 83 eu já estava com o casamento programado. Apesar do dinheiro curto, estava na minha lista ter o meu aparelho de som. Por enquanto eu tinha somente o tape deck, fui então na Santa Efigênia procurar um receiver. Após passar por todas as lojas, comprei o segundo mais barato que achei (só para não dizer que comprei o mais barato).

segunda-feira, agosto 16, 2010

VII Encontro de Programadores C e C++

Sábado passado participei do VII Encontro de Programadores C e C++. É reconfortante ver que o interesse permanece alto durante os quase cinco anos de existência, com a sala ficando apertada para os mais de 120 participantes.


Segue uma menção rápida ao conteúdo das palestras, que mantiveram a tradição de alto nível.

domingo, agosto 15, 2010

Resenha: In Plane Sight

Já virou uma tradição incluir um dos livros "modernos" dos Hardy Boys nos meus pedidos na Amazon. "In Plane Sight" foi o mais recente deles.


sábado, agosto 14, 2010

Resolvido: Could not load type 'System.Web.UI.ScriptReferenceBase'

Qual desenvolvedor nunca disse "Mas aqui roda direitinho"? Nas minhas aventuras recentes com o ASP.Net um aplicativo apresentou a "simpática" mensagem de erro abaixo quando foi instalado no servidor do cliente e se tentou navegar para uma página com uma pitada de Ajax:

Could not load type 'System.Web.UI.ScriptReferenceBase' from assembly 'System.Web.Extensions, Version=3.5.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=31bf3856ad364e35'.

Obviamente eu nem tinha ideia do que era o tal 'System.Web.UI.ScriptReferenceBase'.

Felizmente o Google mostrou que muita gente já enfrentou isto e não é difícil achar a solução: instalar o Service Pack 1 do .NET 3.5 no servidor. Um pouco mais trabalhoso foi achar alguém que explicasse o porque.

A classe 'System.Web.UI.ScriptReferenceBase' foi introduzida no SP1, daí não ser encontrada no .NET 3.5 "original". Sendo um desenvolvedor consciencioso, é claro que a minha máquina de desenvolvimento e o meu servidor de teste estão atualizados. Quando você compila uma aplicação ASP.Net em uma máquina com o .NET 3.5 SP1, são usadas as bibliotecas mais novas do .NET e as classes de referência a script (usadas para implementar o Ajax) tem como classe base a 'System.Web.UI.ScriptReferenceBase'.

Embora o Visual Studio deixe selecionar a versão alvo de .NET, ele não chega ao ponto de permitir distinguir entre .NET 3.5 e .NET 3.5 SP1. Portanto depois que você atualizou a máquina de desenvolvimento os seus programas (que usem o Ajax ou as classes de referência a script) só rodarão em servidores atualizados.

Achei esta explicação neste blog.

Som Aposentado: Tape Deck Sony TC-FX5BS

Em 1982 eu era um engenheiro recém formado. Fitas cassetes já eram corriqueiras há anos e praticamente todo carro tinha um toca-fitas. O meu belo TC-118SD tinha um problema com o chaveamento entre gravação e reprodução, que fazia com que às vezes ele ativasse a cabeça de reprodução ao acionar a gravação, criando uma realimentação que gerava apenas um ruído ensurdecedor e cravava as agulhas dos VUs para no batente. Além disso, ele estava claramente ultrapassado. Foi aí que comprei o TC-FX5BS.


sexta-feira, agosto 13, 2010

Som Aposentado: Tape Deck Sony TC-118SD

O gravador que vimos na primeira parte era muito divertido, mas longe de ser um aparelho para gravar e escutar música com fidelidade. Daí o meu desejo de ter um tape deck melhor, o que consegui como prêmio da entrada na faculdade.


O Sony TC-118SD tinha praticamente tudo que se poderia querer de um gravador de fita cassete no final dos anos 70.

quarta-feira, agosto 11, 2010

"Roubando" Informações do Facebook

Com um pouco de sorte, você pode obter do Facebook o endereço de e-mail, o nome e a foto de um usuário.

Uma das primeiras coisas que eu aprendi sobre telas de login é que se receber um par inválido de usuário/senha você não deve informar se o erro foi no usuário ou na senha. Caso contrário, você está ajudando um invasor a descobrir nomes de usuários; descoberto um nome ele pode se concentrar em adivinhar a senha.

Aparentemente o pessoal do Facebook não aprendeu ainda esta lição. Pior ainda, quando a senha está incorreta ele mostra o nome e a imagem associadas ao usuário. Como se isto ainda não bastasse, se você entrar com um e-mail que não esteja cadastrado, ele sugere um parecido!

Quem quiser brincar (enquanto não corrigem isto), experimente ir para a tela de login (http://www.facebook.com//login.php), invente um email (por exemplo, um nome comum @ gmail.com), coloque qualquer coisa na senha e veja o que aparece.

Fonte: The Register

terça-feira, agosto 10, 2010

Tente Entender o Escândalo na HP

Na sexta feira passada Mark Hurd, CEO da HP, anunciou que estava deixando a HP por concluir que não havia respeitado os padrões de conduta esperados. Este desrespeito foi descoberto durante a investigação de uma acusação de assédio sexual. As ações da HP sofrerem um baque imediato.

Inicialmente os detalhes foram escassos, mas no decorrer do fim de semana surgiram informações que permitem ter uma ideia um pouco melhor do que ocorreu (mais especificamente, a mulher envolvida se identificou e divulgou um comunicado através da sua advogada).

segunda-feira, agosto 09, 2010

Som Aposentado: Introdução

Com a compra de um "home theater" (bem simplinho, é verdade) eu retirei da sala o meu velho receiver. Ele foi para o alto da estante, se juntar aos meus tape decks e ao toca-disco, completando assim a aposentadoria compulsória dos aparelhos de som que me acompanharam por muitos anos.

Surgiu então a ideia de alguns posts falando sobre estes aparelhos, um misto de nostalgia com agradecimento aos serviços prestados. Começo hoje falando do meu primeiro aparelho de som, que infelizmente sumiu há muito tempo (e não tenho a mínima ideia de quando e como).

domingo, agosto 08, 2010

Livro de Julho: Delivering Happiness

Em 1999, Tony Hsieh vendeu sua primeira empresa (LinkExchange) para a Microsoft, por US$265 milhões. Embarcou em seguida na Zappos, uma loja de sapatos na internet, que foi comprada ano passado pela Amazon por US$1,2 bilhões. Este livro é um pouco da sua história e suas filosofias.


segunda-feira, agosto 02, 2010

Google Code Jam 2010: Encerrado

Na semana passada ocorreu em Dublin a final do Google Code Ja, 2010. O campeão do ano é o russo Egor Kulikov. O campeão dos dois anos anteriores chegou perto mas acabou em quarto.

Nesta última rodada foram seis problemas; ninguém conseguiu resolver completamente os dois últimos.

Os problemas e a análise oficial estão em http://code.google.com/codejam/contest/dashboard?c=801485

domingo, agosto 01, 2010

Resenha: Os Escrúpulos de Maigret

Continuando a minha leitura da coleção L&PM Pocket, chegou a vez de "Os Escrúpulos de Maigret".


Normalmente Maigret se envolve nos casos após um crime ser cometido, como parte de suas atribuições de comissário da Polícia Judiciária. Neste livro, entretanto, é procurado por Xavier Marton, um vendedor de brinquedos uma grande loja (especializado em trens elétricos). Marton começa por informar que procurou um médico antes de Maigret, para ter certeza que não é louco. E que está convencido que a esposa deseja matá-lo. Ele não tem provas, nem deseja fazer uma acusação formal, quer apenas informar a Maigret.