segunda-feira, maio 31, 2010

Windows Update Não Mostra a Descrição das Atualizações

Este problema já vem me incomodando há meses e somente agora achei uma solução. De um momento para o outro, o Windows Update no meu notebook com Windows Vista parou de apresentar as descrições das atualizações disponíveis. Ficava só o aviso "n atualizaçoes importantes disponíveis" e eu tinha que decidir às cegas se as baixava e instalava.

Finalmente localizei um artigo no suporte da Microsoft com uma solução:

http://support.microsoft.com/kb/971058

Além de dar a receita passo-a-passo de como reiniciar todos os componentes do Windows Update, tem um download de instalador que faz tudo automaticamente para você. Este instalador é um "Microsoft Fix-it" algo que não conhecia mas faz muito sentido.

Executando o "Fix-it" (no modo não agressivo) resolveu o problema.

domingo, maio 30, 2010

Livro do Mês: Death Times Three

Já vimos por aqui o detetive Nero Wolfe. O seu criador, Rex Stout, era extremamente prolífico, tendo publicado mais de 40 livros do detetive. "Death Times Three" é uma coletânea de três histórias curtas, publicada após a morte do autor.


É aquilo que chamaríamos de "raspa do tacho". Felizmente,não é um simples "caça-níquel"; a qualidade me lembra o sabor especial do fundo de panela de doce feito pela mãe.

sábado, maio 29, 2010

Leituras para os "Orfãos de Lost"

Seguem três sugestões de livros para quem está sofrendo de "depressão pós-series-end" e agora tem uma hora livre por semana.

quarta-feira, maio 26, 2010

Histórias do Tempo dos Disquetes - 5 1/4 no IBM PC

Quando a IBM lançou o IBM-PC, em 1981, o disquete de 5 1/4" era o padrão para os micro-computadores.


segunda-feira, maio 24, 2010

Ainda Vivo no Code Jam 2010

Bem, pelo menos estou melhor que no ano passado. A primeira rodada do Google Code Jam 2010 ocorreu neste fim de semana e consegui passar para a próxima fase.

domingo, maio 23, 2010

Audio Book Grátis de Maio: Mysterious Island

O audio book deste mês é Mysterious Island (A Ilha Misteriosa), de Júlio Verne, disponível no AudioOwl e do LibriVox. Por coincidência, este post está sendo publicado no dia em que será exibido (nos EUA) o episódio final de Lost que também trata de uma ilha com mistérios.


sexta-feira, maio 21, 2010

IBM Distribui "Pen-Drives" Infectados - Em Uma Conferência de Segurança

No começo desta semana, em uma conferência da AusCERT, a IBM distribuiu "pen drives" como brinde. Para surpresa dos participantes, e embaraço da IBM, os drives estavam infectados com vírus.

O jeito foi a IBM enviar e-mail a todos os participantes reconhecendo a trapalhada e solicitando a devolução dos brindes.

fonte: blog do Graham Cluley

quinta-feira, maio 20, 2010

Esta Piada Envelheceu

Eu acompanho algumas tirinhas no www.comics.com, entre as quais Liberty Meadows. Neste caso em particular, estão reprisando tirinhas antigas (e até já deram a volta). A tirinha de hoje mostra como piadas envolvendo tecnologia podem envelhecer rapidamente (se você não entender pergunte para quem usava internet há uns dez anos atrás).

quarta-feira, maio 19, 2010

Histórias dos Tempos dos Disquetes - Disk II

Neste post vou falar um pouco sobre a unidade de disquete do Apple ][, cuja controladora é uma obra prima de Steve Wozniak.


segunda-feira, maio 17, 2010

Histórias do Tempo dos Disquetes - Oito Polegadas

No mês passado a Sony anunciou que vai parar de produzir disquetes, o que parece ser o fim de uma era. Nesta série de posts vou lembrar a história dos disquetes e algumas histórias que aconteceram comigo.


sábado, maio 15, 2010

Links Comentados #8

Nesta leva: Google deixa de vender diretamente o Nexus One, notícias alarmistas sobre o fim dos anti-vírus e recursos adicionais para os fãs de Lost.

Nexus One Não Será Mais Vendido Diretamente pela Google

Quando a Google anunciou o Nexus One (o que eu comentei aqui), o aparelho estava a venda somente na loja virtual dela (à qual ela se referia como um "canal revolucionário"). Menos de seis meses depois, e vendas modestas do Nexus One, a Google decidiu parar de vender diretamente e oferecer o Nexus One somente através dos canais tradicionais. Segundo algumas análises, isto representa uma vitória das operadoras nesta queda de braço.

A Google não deve estar muito triste com isto ou com o volume de vendas do Nexus One, já que pelo menos um levantamento indica que as vendas nos EUA, no primeiro trimestre, dos celulares Android ultrapassaram a dos iPhone.

Os links: no OSNews e no The Register

O Fim dos Ani-Vírus?

Nesta semana ganhou destaque um estudo sobre uma vulnerabilidade no Windows que permitiria aos malwares escaparem por completo dos anti-virus.

Na verdade, esta vulnerabilidade permite (no Windows XP e em condições favoráveis) que um malware que já esteja em execução se esquive de uma das técnicas utilizadas por anti-vírus.

Detalhes no blog da Sophos, aqui e aqui.

Para Quem Quer Mais Lost

A série Lost termina nos EUA no outro fim de semana (dia 23/5). Para os fãs segue uma coleção de links para aproveitar material adicional em inglês (atenção: para quem está seguindo na TV brasileira os links abaixo podem conter spoilers).

Lostpedia: a enciclopédia do Lost. Inclui resumos extremamente detalhados dos episódios.

Postcasts: os postcasts oficiais, onde os produtores da série comentam o episódio anterior, o próximo e "respondem" a perguntas dos fãs (não espere nenhuma grande revelação aqui).

Lost Untangled: resumos dos episódios bem humorados e bem produzidos.

Lost Slapdown: vídeos hilários com os produtores contracenando com alguns dos atores da série e outros personagens (como o cozinheiro dos Muppets).

Mas espere, isto não é tudo! Um fã de verdade precisa comprar o "Connect Four Million".

sexta-feira, maio 14, 2010

Google Code Jam 2010: Theme Park

Theme Park (parque de diversões) foi o terceiro problema da Qualification Round do Code Jam 2010. O enunciado completo está no site oficial, mas o resumo é:
  • "N" grupos de pessoas, cada um com gi pessoas, passam o dia andando em uma montanha russa.
  • Cada viagem da montanha russa suporta um máximo de "k" pessoas.
  • A cada viagem os grupos vão entrando até que não caiba um grupo inteiro. Ao final da viagem os grupos voltam para o final da fila, mantendo a ordem.
  • Ao longo do dia são feitas "R" viagens; cada pessoa gera uma receita de 1 euro por viagem.
  • O problema é determinar a receita total.
Uma solução "força bruta", como implementar exatamente o que está escrito acima, é inadequada para o conjunto grande, onde podemos ter até 100.000.000 viagens e até 1.000 grupos.

quarta-feira, maio 12, 2010

Google Code Jam 2010: Snapper Chain

Snapper Chain ("cadeia de estaladores") foi o primeiro problema da Qualification Round do Code Jam 2010. O enunciado completo está no site oficial, mas o resumo é:
  • O "estalador" (snapper) é um interruptor que, quando alimentado, muda de estado entre ligado e desligado quando alguém estala os dedos.
  • "N" estaladores são ligados em série. O primeiro é ligado na tomada e o último a uma lâmpada.
  • O problema consiste em determinar se a lâmpada estará acesa ou apagada após "K" estalos.
A solução de simular diretamente o funcionamento é inadequada para o conjunto grande, que pode ter até 30 estaladores tratando até 100.000.000 estalos.

terça-feira, maio 11, 2010

High Tech no CSI NY

Como obter o endereço IP de um blogueiro? Veja a resposta no vídeo abaixo:

Para quem não captou o inglês: "I will create a GUI interface in Visual Basic".

Fonte: http://www.dvorak.org/blog/2010/05/10/high-tech-on-csi/

segunda-feira, maio 10, 2010

Google Code Jam 2010: Qualification Round

O Qualification Round do Code Jam 2010 ocorreu de sexta às 20:00 até sábado no mesmo horário. Trata-se de uma competição de programação que já mencionei várias vezes aqui no blog. Foram três problemas, cada um com dois conjuntos de teste: um pequeno (que você pode tentar várias vezes e é corrigido na hora) e um grande (que você só pode tentar uma vez e só é corrigido no final). Para passar nesta rodada bastava acertar pelo menos um conjunto pequeno e um grande.

sexta-feira, maio 07, 2010

Lembrete: Code Jam 2010

A competição de programação Google Code Jam 2010 começa hoje (7 de maio) às 20:00. A rodada de qualificação fica aberta 24h e você pode se inscrever até o final dela.

A cobertura do Google Code Jam no blog está aqui.

iPad Detonando Vendas de NetBooks - Ou Talvez Não ...

Um artigo na Fortune diz que o iPad está detonando as vendas de netbooks. Entretanto, não me parece que seja exatamente isto o que os gráficos dizem.

domingo, maio 02, 2010

Livro de Abril: Zé Cabala e Outros Filósofos do Futebol

Fugindo da temática habitual das minhas leituras, o livro do mês passado foi "Zé Cabala e Outros Filósofos do Futebol" de José Roberto Torero.

Este curto volume (menos de 150 páginas) reune algumas dezenas de crônicas curtas escritas pelo Torero para o jornal Folha de São Paulo. As crônicas estão separadas em grupos, cada um com uma curta introdução do autor:
  • Zé Cabala, o místico que permite entrevistar craques pouco conhecidos do passado.
  • Entre as canetas, algumas crônicas que misturam futebol com literatura
  • Lelê, o sobrinho imaginário de oito anos, que viria a ganhar vida própria fora da coluna do Torero
  • Machadianas, contos de Machado de Assis adaptados ao futebol
  • M.En.T.I., uma coleção de descrições de times imaginários
  • Eus, crônicas escritas na primeira pessoa, mostrando o futebol na visão de seus personagens secundários
  • Tico e Teco, os inventores dos esdrúxulos regulamentos dos campeonatos
  • Bolósofos, os técnicos imaginários que aplicam a filosofia ao pé da bola
O estilo de Torero é inconfundível, mesmo quando está "copiando" Machado de Assis. É de um humor e ironia finos, daqueles que trazem largos sorrisos durante a leitura. Coisas como o jogador que começou a carreira no Arsenal, de Catanduva, depois foi para o Benfica, de Santarém e de lá para o Racing, de Geremoabo (onde o presidente do time era o dono do bar). Ou o Pestana, que só fazia gols feios. Ou ainda a Michelle Paulla (no RG está Maria José), maria-chuteira em fim de carreira.

Em suma, uma fonte de cultura e inteligência em um campo abarrotado de lugarem comuns.

Recomendado.