domingo, dezembro 27, 2009

Os Álbuns dos Beatles - Abbey Road

Após o inferno das gravações de "Get Back" e duas tentativas mal sucedidas de produzir um álbum a partir delas, George Martin ficou surpreso quando Paul ligou no primeiro dia de julho de 1969 e disse: "Nós queremos fazer um ou outro álbum. Você quer produzir para nós, realmente produzir?". No fundo os Beatles sabiam que estavam chegando ao fim como grupo e queriam encerrar com algo realmente bom. E "Abbey Road" é soberbo.

Embora somente duas músicas devem ser conhecidas do "público em geral" ("Come Together" e "Something"), todas as músicas tem a qualidade e o esmero que se espera de uma obra-prima. A sonoridade é, na minha opinião, uma evolução em relação aos trabalhos anteriores.

A capa é outro ícone do pop e rock, tendo sido utilizada e imitada inúmeras vezes.

Vamos às músicas:

Come Together

Composição de John claramente inspirada em uma música de Chuck Berry ("You Can't Catch Me"), da qual foi copiada a primeira frase. Apesar do resultado ser bastante diferente, o detentor dos direitos processou Lennon. Como parte do acordo, Lennon gravou "You Can't Catch Me" e outras músicas de Chuck no seu álbum solo "Rock'n'Roll". Independente de tudo isso, Chuck Berry e John mantiveram sempre profunda admiração mútua.

Something

A "música de Lennon/McCartney preferida de Sinatra" foi composta por George Harrison. Um clássico, é a segunda música dos Beatles em número de covers, perdendo somente para "Yesterday".

Maxwell's Silver Hammer

Composição de Paul. Os outros Beatles manifestaram repetidas vezes seu desagrado com ela e John se recusou a participar da gravação. A gravação demorou três dias, fora uma sobreposição de um sintetizador Moog, o que perturbou ainda mais os demais Beatles.

Oh! Darling

Várias décadas atrás, lembro quando alguma banda perto de casa estava ensaiando e os infelizes escolheram justo esta música. Composição de Paul, que gravou um vocal incrível. Para isto foram necessárias inúmeras tentativas - Paul fazia uma única tentativa no início de cada dia, tentando capturar alguma qualidade única que desaparecia após a tentativa.

Octopus's Garden

Uma bela composição de Ringo.

I Want You (She's So Heavy)

Composição de John, com vários aspectos marcantes como a duração (quase oito minutos, a maioria instrumenta), o som pesado e o uso do sintetizador Moog para gerar " ruído branco". A música é cortada bruscamente em um momento inesperado, no fim do lado A do LP (é os discos tinham dois lados no passado!).

Here Comes The Sun

Bela canção de George. John não participou da gravação, por estar se recuperando de um acidente de carro. Carl Sagan queria incluir esta música nas gravações colocadas na Voyager, mas a EMI não liberou os direitos (afinal, sabe-se lá quanta pirataria rola entre os alienígenas!).

Because

Música de John, inspirada pela "Moonlight Sonata" de Beethoven (com as notas tocadas em ordem contrária). O acompanhamento inclui um sintetizador Moog (tocado por George). A música é cantada por John, Paul e George em harmonia sobreposta três vezes (resultando em nove vozes).

You Never Give Me Your Money

Este música de Paul abre o medley - dezesseis minutos de músicas curtas (alguma incompletas) mixadas em sequência sem separações. A música começa com piano e um vocal suave. A música vai se transformando em um som mais pesado, com o solo pesado George. No final ela vai baixando de volume para emendar com a música seguinte.

Sun King

Composição de John, que canta com belas harmonias de Paul e George. No final, após uma mistura sem sentido de inglês, italiano, espanhol e português, a música é cortada bruscamente pela bateria de Ringo para introduzir a música seguinte.

Mean Mr Mustard

Outra composição de John, cortada pela entrada da música seguinte.

Polythene Pam

Também composta por John, é uma música mais pesada, marcada pelo violão de John gravado de forma a parecer uma guitarra e a guitarra distorcida de George. A música termina com um crescendo para juntar com a próxima.

She Came Through The BathRoom Window

Música de Paul. Segundo algumas fontes, o solo de guitarra é de Paul.

Golden Slumbers

Começa suavemente como uma canção de ninar, após a entrada da bateria, Paul (que a compôs) passa para um estilo vocal mais agressivo.

Carry That Weight

Também de Paul, retoma o tema de "You Never Give Me Your Money"

The End

Quando foi convidado a fazer parte dos Beatles, Ringo tinha somente um pedido: não ter que tocar solos. E o único solo que ele gravou com os Beatles foi justamente em "The End". O (curto) solo de bateria vem logo no começo da música e é seguido por solos arrasadores de guitarra, tocados por Paul, George e John. Os solos são cortados por um piano e Paul canta "And, in the end, the love you take/ Is equal to the love you make", encerrando o medley.

Her Majesty

"The End" já seria um bom final para o álbum de despedida dos Beatles, mas eles decidiram acrescentar uma surpresa. Após "The End" foram colocados 14 segundos de silêncio e esta pequena composição de Paul que inicialmente se encaixava entre "Mean Mr. Mustard" e "Polythene Pam".

27/12/09: "Moonlight Sonata" é de Beethoven, não Bach.

sábado, dezembro 26, 2009

Biblioteca Histórica Marvel II


Há um ano e meio atrás eu comentei sobre alguns volumes da série Biblioteca Histórica Marvel, que está sendo publicada pela Panini. Após aqueles quatro volumes eu me esqueci da série, até dois meses atrás quando eu estava olhando as prateleiras de uma livraria e de deparei com o volume 1 do Demolidor e com os volumes 2 e 3 do Homem Aranha. Comprei o Demolidor e depois fui procurar na internet que outros volumes tinham sido lançados. Acabei achando por um preço razoável outros dois volumes: O Poderoso Thor Volume 1 e Os Vingadores Volume 2. São estes três volumes que eu comento aqui.

sexta-feira, dezembro 25, 2009

Natal - Jingle Bell Rock

Jingle Bell Rock é uma música de 1957 no estilo rockabilly, inspirada em Jingle Bells.

Para quem tiver alguma habilidade no violão ou guitarra, eis um (dentre vários) vídeos do YouTube ensinando a tocar:



Aqui está uma versão instrumental mais diferenciada (a aula correspondente está à venda por alguns dólares, nada sei sobre a confiabilidade da empresa ou a qualidade do material).



Para encerrar, uma versão daquelas que só os anos oitenta é capaz de nos trazer:



Feliz Natal para os meus leitores!

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Placa FreeScale DEMO9S08LL16 - Parte 1


A placa FreeScale DEMO9S08LL16 é uma placa destinada a demonstrar os recursos do microcontrolador MC9S08LL16. Possui uma boa variedade de periféricos, onde se destaca o display LCD. A conexão a um PC para carga de software e depuração é feita através de um cabo USB comum (incluso no kit). Junto com o kit vem a Special Edition do CodeWarrior for Microcontrollers.



domingo, dezembro 20, 2009

Os Álbuns dos Beatles - Let It Be


Let It Be é um álbum bastante complexo. Por exemplo, todos os Beatles já se referiram a ele de forma depreciativa, apesar de conter grandes sucessos como "Let It Be", "Get Back" e "Across The Universe". Embora tenha sido o penúltimo álbum gravado, foi o último a ser lançado.

Para entender isto, é preciso saber que antes de "Let It Be" tivemos "Get Back".

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Porque eu Desinstalei o Google Chrome

Quando o Chrome foi lançado eu, como muita gente, fiquei curioso e o instalei. Usei ocasionalmente por alguns dias, mas depois acabei esquecendo. Dois dias atrás tive uma surpresa: apareceu uma notificação no micro informando que fazia tempo que eu não usava o Chrome, que existia uma nova versão que ele já tinha baixado e me oferecendo as opções para atualizar o Chrome ou desinstalá-lo. Um link "porque isto está sendo apresentado para você" abriu uma página sem muitas informações.

quarta-feira, dezembro 16, 2009

O Que Eu Estava Fazendo Quando Completei 30 Anos

Aviso: este é mais um dos meus posts de divagações e lembranças.

Na segunda feira o meu amigo Caloni marcou os seus 30 anos com um post curioso. Tanto no texto dele como em alguns comentários se percebe uma certa importância dada ao trigésimo aniversário. Achei isto curioso, pois não me lembro de nenhuma comemoração especial quando passei por isto. Como comentei no início do ano, o tempo tem passado rápido para mim. Foi daí que tentei lembrar o que acontecia nesta época (1989).

Eu já estava casado há quase cinco anos e com uma filha com quase quatro. Ou seja, a vida familiar já estava bem encaminhada. O trabalho era perto de casa, dava para ir comer e descansar um pouco todo dia na hora do almoço.

No lado profissional, estava no meu segundo emprego, a Humana Informática. Não sabíamos então, mas 1989 seria um ponto alto da empresa. As vendas vinham dobrando ano após ano. A equipe tinha crescido a ponto de estarmos divididos em duas casas na Rua Alvarenga, uma delas para o pessoal de desenvolvimento. Se a memória não falha, estávamos trabalhando na versão 2 do software Zapt, um programa de comunicação de dados capaz de operar em background no DOS e com uma linguagem script embutida. Naquele tempo os micros (XTs) ainda ficavam em um "laboratório" ao invés de sobre as mesas.

No final do ano minha primeira volta aos EUA, para ir a uma Comdex imensa em Las Vegas (onde o que impressionou foram as demonstrações da versão 3 do Windows). Neste viagem ainda fizemos uma demonstração do Zapt na Peter Norton Computing. Foi em Santa Monica que eu assisti pela TV a queda do Muro de Berlim.

Não tenho certeza, mas acho que nesta época eu tinha em casa um poderoso 286 galopando a 12MHz. Acho também que já tinha uma placa VGA, com um monitor monocromático (monitores coloridos eram artigos de luxo). A foto abaixo é mais recente, de 1992 (os buttons na parede são lembrança da Comdex, o micro em destaque é um Apple ][, do PC aparecem somente o monitorzinho VGA mono e o teclado - mouse? para que?).


Algumas nuvens escuras estavam no céu, e a tempestade viria no começo do ano seguinte. A inflação mensal estava indo para dois dígitos, na esteira do fracasso do plano Cruzado e seus derivados. No final de 89 o salário era pago e reajustado semanalmente.

Finalmente eu iria votar para presidente, mas as opções não eram muito tranquilizadoras. Candidaturas de políticos mais tradicionais (como Ulisses Guimarães) não decolavam. O favorito no início do ano era Luís Inácio da Silva, que era bem diferente do Lula atual. Com uma barba ao estilo de Fidel, um discurso bem à esquerda e a recusa em assinar a constituição que tinha ajudado a escrever (devido à ausência de um assembleia constituinte exclusiva), era uma figura assustadora para muitos. O resultado foi a eleição do Collor (apesar de avisos e sinais claros) que com o seu "brilhante" plano econômico iria arrasar a Humana e muitas outras empresas.

Só para completar, devo confessar que 1989 foi o ano em que pela primeira vez me senti mais velho. Foi quando Emerson Fittipaldi começou a ter destaque pelas vitórias na CART, o que motivou uma estagiária a perguntar: "Mas este cara é bom piloto mesmo?". Vai ser mais ou menos o mesmo quando alguém perguntar para o Caloni, ao ver o Bruno Senna correr no ano que vem, se o Airton Senna era tudo isto mesmo...

22/12/09: Correção de erro crasso de concordância.

terça-feira, dezembro 15, 2009

FreeScale MC9S08LL16 - Parte 4

Vamos completar neste post a nossa descrição do microcontrolador FreeScale MC9S08LL16.

Módulos de Timer e PWM - TPM

O MC9S08LL16 possui dois módulos TPM, cada um com dois canais.

O coração de cada TPM é um contador de 16 bits, que é alimentado por um clock dividido por um prescaler. O clock pode ser gerado internamente pelo ICS (BUSCLK ou ICSFFCLK) ou um sinal externo conectado ao pino TCLK. O prescaler divide este clock por uma potencia de 2 de 1 a 128. O contador é avançado a cada clock até atingir o valor contido no registrador de módulo, quando então retorna para zero. É possível gerar uma interrupção quando o contador retorna a zero (counter overflow).

Cada canal do TPM possui um registrador de 16 bits. Dependendo da configuração do canal, várias funções podem ser realizadas:
  • captura de entrada: o registrador do canal recebe o valor do contador na borda de subida, descida ou ambas de um sinal presente em um pino. Isto permite, por exemplo, medir a largura e frequência de pulsos.
  • comparação e controle de saída: quando o contador atinge o valor contido no registrador uma interrupção é gerada e/ou o sinal de um pino é alterado (para zero, um ou o contrário do que estava).
  • PWM alinhado na borda: o sinal de um pino de saída é colocado em um nível quando o contador dá a volta e no outro nível quando o contador atinge o valor do registrador. Este é o PWM tradicional. Se estiverem sendo gerados sinais PWM com os dois canais do mesmo TPM os dois sinais terão uma mudança no mesmo instante (a causada pelo overflow do contador).
  • PWM alinhado ao centro: neste modo o contador do TPM funciona de forma ligeiramente diferente, incrementando de zero até o valor do módulo e depois decrementando de volta a zero. As mudanças no pino de saída ocorrem quando o contador atinge o valor do registrador. Desta forma, o período do PWM passa a ser determinado pelo dobro do módulo e a largura do pulso pelo dobro do valor no registrador do canal. Mais importante, se estiverem sendo gerados sinais PWM nos dois canais o que ficará alinhado no tempo será o centro dos pulsos não a borda. Este tipo de PWM é necessário para algumas aplicações de controle de motor.
Confuso? Um pouco. Poderoso? Muito!

Interface Serial - SCI

A SCI é uma interface de comunicação assíncrona com as seguintes características:
  • Full duplex
  • Buffers para transmissão e recepção
  • Geração interna de baudrate
  • Interrupções de recepção, pronto para transmissão, fim de transmissão e outras
  • Geração e conferência de paridade
  • Suporte a caracteres com 8 ou 9 bits
Módulo SPI

O módulo Serial Peripheral Interface implementa comunicação no padrão SPI em modo mestre ou escravo, tanto em modo full duplex como com sinal de dados bi-direcional. O clock de comunicação no modo mestre é gerado internamente e tanto a transmissão como a recepção são bufferizadas. O sinal de seleção do escravo (SS) pode ser tratado automaticamente tanto no modo escravo como mestre.

O módulo suporta todas as combinações de polaridade e fase e permite comunicação tanto com o bit mais significativo primeiro como com o bit menos significativo primeiro.

Uma interrupção pode ser gerada a cada byte transmitido/recebido.

Interface I2C

O módulo I2C implementa a comunicação I2C com as seguintes características:
  • Suporte a opeação multi-master
  • Geração automática do clock
  • Geração e detecção automáticos de start e stop
  • Geração e detecção de acknowledge
  • Tratamento automático de endereço, com suporte a endereços de 10 bits
  • Interrupção de recepção e transmissão de byte
Interface para LCD

Um dos destaques do MC9S08LL16 é a sua capacidade de controlar um LCD com até 192 segmentos, através de até 32 pinos.

Cada segmento do LCD é controlado individualmente; o formato do segmento é definido na sua fabricação. O LCD do kit DEMO9S08LL16 contém alguns usos típicos: segmentos com uma figura inteira (como o logotipo da FreeScale), segmentos que juntos compõem uma figura (como os da bateria) e segmentos organizados para apresentação de caracteres.


O MC9S08LL16 controla tantos segmentos através da multiplexação, com os segmentos organizados no LCD em uma matriz. Até 8 pinos podem ser dedicados ao chamado backplane, selecionando cada um deles um conjunto de até 31 segmentos. O módulo LCD cuida de fazer a "varredura" dos pinos do backplane, acionando um de cada vez. Para cada pino de backplane selecionado os demais 24 pinos são acionados com o valores correspondendo aos segmentos do conjunto. Graças à rapidez da varredura, à persistência do LCD e à persistência da visão ficamos com a impressão de todos os segmentos serem acionados simultaneamente.

Uma vez configurado o módulo LCD o processo de multiplexação e varredura fica transparente. Os segmentos são controlados através dos bits em conjunto de 32 registradores.

O módulo LCD é também responsável pela geração das tensões necessárias para o display. Através de ajustes nas tensões pode-se fazer um ajuste do contraste.

Referências

As informações para estes posts foram retiradas dos seguintes documentos da FreeScale, que você pode baixar do site:
  • MC9S08LL16 Series Data Sheet
  • MC9S08LL16 e MC9S08LL8 Reference Manual
Duas boas referências sobre o HCS08 são os livros do Fábio Pereira:
Posts Futuros Sobre o Assunto

Nos próximos dias pretendo publicar um ou dois posts sobre a placa de demonstração do MC9S08LL16.

Vários dos assuntos tratados tem ligação direta com a minha palestra no "Seminário C&C++ para Sistemas Embarcados 2009" e serão objeto de uma futura série de posts.

domingo, dezembro 13, 2009

Os Álbuns dos Beatles - Yellow Submarine

Yellow Submarine não foi considerado propriamente um álbum de estúdio pelos próprios Beatles e devo admitir que tenho o LP não me dei ao trabalho de comprar o CD.

O projeto do filme de mesmo nome teve muito pouco envolvimento dos Beatles. O álbum contém somente quatro músicas inéditas dos Beatles, mais duas músicas já publicadas anteriormente (a faixa título que apareceu em Revolver e "All You Need Is Love" que foi um single na Inglaterra e fez parte na versão americana do álbum Magical Mystery Tour). O segundo lado do LP continha a trilha orquestral do filme, composta por George Martin.

Mesma as músicas inéditas são re-aproveitamento de faixas compostas originalmente para os álbuns anteriores.

sábado, dezembro 12, 2009

FreeScale MC9S08LL16 - Parte 3

Continuando a nossa descrição rápida do microcontrolador FreeScale MC9S08LL16, vamos ver alguns recursos de entrada e saída.

Entrada e Saída Digital

O MC9S08LL16 possui 40 pinos associados a cinco portas de E/S digital, denominadas PTA a PTE. Destes 40 pinos, 2 podem ser usados somente para saída (PTB2 e PTC6).

Praticamente todos estes pinos são compartilhados com outros periféricos e a direção de cada pino é controlada isoladamente. A associação entre os bits das portas e os pinos correspondentes depende dos periféricos estarem ou não habilitados, do tipo de periférico (analógico ou digital) e da direção configurada:

Se um periférico analógico estiver habilitado, os bits ficam desassociados dos pinos, tanto para leitura como para escrita.

Se um periférico digital estiver habilitado, um pino de saída estará desassociado do bit correspondente, mas o sinal em um pino de entrada poderá ser lido no bit correspondente.

Se nenhum periférico estiver habilitado:
  • um pino configurado para saída será controlado pelo bit correspondente. A leitura do bit retorna o valor que foi escrito.
  • um pino configurado para entrada será lido no bit correspondente. Escritas neste bit serão ignoradas.
Para cada pino de E/S digital pode ser ativado um resistor interno de pull-up e pode ser selecionado um modo que limita a taxa de alteração mas reduz a emissão de interferência eletro-magnética (controle do slew-rate). É possível selecionar também um modo que aumenta a capacidade de gerar e absorver corrente de 2 para 10 mA; entretanto existe um limite total de corrente (100 mA) que precisa ser observado.

Os pinos compartilhados com a função LCD são do tipo open-drain.

Os pinos da porta A podem ser configurados para gerar interrupção por nível ou mudança de sinal. A polaridade do nível ou o sentido da mudança são configuráveis. Todas estas configurações são independentes para cada um dos oito pinos. Esta função é chamada Keyboard Interrupt (KBI) mas pode ser usada para outros fins além da detecção de teclas.

Conversão Analógica Digital - ADC

O módulo de conversão analógica digital é composto de um conversor de 12 bits por aproximação sucessiva (SAR) e um multiplexador analógico. Ele pode converter sinais presentes em até oito pinos do microcontrolador (um por vez). Dois destes pinos são compartilhados com o LCD, cuidado deve ser tomado para não ativar as duas funções (LCD e ADC) simultaneamente neste pinos, pois o módulo LCD gera tensões incompatíveis com o ADC.

Além dos sinais nos pinos, podem ser selecionadas para entrada do ADC um sensor de temperatura interno e várias tensões de referência.

Uma conversão pode ser disparada por software ou pelo relógio de tempo real (TOD). É possível configurar também conversões sucessivas. O fim de uma conversão pode ser determinado consultando um bit no registrador de controle do ADC ou através da geração de uma interrupção.

O resultado da conversão pode ser lido como 8, 10 ou 12 bits.

Comparador Analógico - ACMP

O ACMP permite comparar dois sinais analógicos; um destes sinais pode ser uma referência interna de 1.17V. O resultado da comparação pode ser lido em bit de um registrador de controle do ACMP e, opcionalmente, colocado em um pino de saída. É possível também gerar um interrupção na subida, descida ou qualquer mudança do resultado da comparação.

A figura abaixo mostra o diagrama de blocos do comparador analógico:

quarta-feira, dezembro 09, 2009

FreeScale MC9S08LL16 - Parte 2

Demorou um pouco, mas estou retomando os meus posts sobre o microcontrolador Freescale MC9S08LL15 que eu comecei aqui.

terça-feira, dezembro 08, 2009

O ClimateGate

"Todos tem uma agenda, menos eu" - Michael Crichton

Dois anos atrás eu comentei sobre o livro State of Fear, que foi duramente atacado por defender uma posição contrária à teoria do aquecimento global causado pelas atividades humanas. Os críticos a esta teoria estão de volta com a corda toda, graças ao chamado "ClimateGate".

domingo, dezembro 06, 2009

Os Álbuns dos Beatles - The Beatles


"The Beatles" é o primeiro álbum de verdade após "Sargent Pepper's", já que "Mystery Magical Tour" não foi concebido como um álbum. No lugar da capa repleta de detalhes de Sgt Pepper's, uma capa completamente branca, com The Beatles em relevo (a imagem ao lado é da capa do CD, onde o relevo foi substituído por impressão em cinza), o que lhe valeu a alcunha de "Álbum Branco".

sábado, dezembro 05, 2009

Utilitário: Avidemux

Ao fazer os posts sobre o Spoke-o-dometer, surgiu a ideia de mostrar o projeto em funcionamento através de um vídeo. Peguei a minha câmera digital Kodak e um velho tripé e filmei 20 segundos. O resultado foi um arquivo .mov de mais de 8MBytes de tamanho com uma imagem tamanho 640x480 ("VGA") extremamente escura e um barulho de fundo irritante.

É nestes momentos que é útil o Avidemux, um utilitário "livre" (e multiplataforma) para manipulação de vídeos. Neste post vou falar sucintamente dos recursos deste software (sob Windows), particularmente os que uso para gerar os vídeos para o blog. O site do Avidemux é http://fixounet.free.fr/avidemux/.

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Dicas para quem vai passar a noite esperando a chuva passar

Já é costume aqui em Sampa: chega o final da tarde, vem a chuva e com ela os alagamentos. Muitas vezes o jeito é ficar no trabalho até mais tarde, esperando a água baixar e o transito melhorar. Seguem duas dicas para quem (também) está nesta situação.

Transito Agora

O site é um pouco mais pobre do que eu gostaria, mas dá uma ideia geral do estado de confusão do transito: http://cetsp1.cetsp.com.br/monitransmapa/agora/


Os detalhes das regiões são meio pobres. Atenção na tela acima para o "Cone" (na parte de baixo, ao lado da interrogação) que abre a tela de ocorrências (clique para ampliar):

Os códigos na primeira coluna são decifrados no site colocando o cursor na linha. Se você olhou a lista acima, já deduziu que a chuva começou pouco depois das 16:00 e que o código 317 é alagamento.

Passatempos Gratuitos

Nas minhas recentes férias eu comprei uma destas revistinha de "Problemas de Lógica". São aqueles problemas em que é dada uma lista de pistas e você tem que descobrir quais as combinações corretas. Para facilitar, os problemas vem com uma matriz para você anotar as combinações que você já descobriu serem válidas ou inválidas.

Como parece ser algo bastante "automatizável", fui procurar na web se alguém tinha feito um programa para solucionar estas coisas (dica: a tradução para inglês é "logic grid puzzle solvers"). Não encontrei mas achei um site que publica diariamente problemas deste tipo (e outros, como Sudoku) em formato PDF:

http://www.printable-puzzles.com/printable-logic-puzzles.php

O mesmo autor tem um site de problemas para solução on-line: http://www.puzzlebaron.com/.

quarta-feira, dezembro 02, 2009

Quatro Anos do Blog

No dia 2 de dezembro de 2005 foi ao ar o primeiro post do DQSoft. Vejamos um rápido balanço do que rolou neste período.