quinta-feira, novembro 26, 2009

Resenha de Livro: Binary

Binary é um thriller de 1972. O autor é John Lange, que hoje se sabe ser um pseudônimo de Michael Crichton.

A primeira vez que li este livro foi na adolescência; só fiquei sabendo que era de Crichton depois da sua morte. Recentemente o achei na casa do meu pai e resolvi relê-lo.

O tema do livro é o duelo intelectual entre um policial e um rico amalucado que pretende matar um milhão de pessoas em um atentado.

As marcas registradas das obras de Crichton estão todas nesta obra: base num assunto tecnológico bem pesquisado, um ritmo forte e uma luta intelectual entre o "mocinho" e o "bandido". O livro é relativamente curto e intrigante a ponto de não se querer largar.

É interessante observar como alguns pontos do livro resistiram a estas mais de três décadas. O protagonista do livro se sente incomodado pela mudança de foco da segurança de pessoas de países como a Rússia e a China para cidadão americanos; em parte a preocupação voltou para os estrangeiros, mas o nível geral da preocupação com atentados certamente aumentou muito. A postura das forças de segurança também mudou bastante, basta imaginar como seria o livro se o herói fosse Jack Bauer. Os computadores aparecem com relativo destaque: o bandido obtêm o trajeto da arma que vai roubar através de um terminal conectado por linha discada. É claro que nos dias de hoje seria hackeando através da internet. Um outro detalhe técnico é no momento em que o mocinho se desloca até a delegacia de polícia para receber um documento em uma tele-impressora (será que alguém consegue imaginar ainda o que é isto?). Uns quinze anos atrás seria através de um fax e ele não precisaria ir muito longe para achar um. Hoje em dia seria através da internet, talvez diretamente para o seu smartphone.

Conclusão

Binary é um ótimo romance policial. Talvez um pouco curto e algumas ideias parecem não terem sido desenvolvidas até o fim. Infelizmente está esgotado e é encontrado apenas em sebos. É uma pena, pois é muito melhor que muita coisa que você encontra por aí.

Recomendado (se você conseguir achar).

terça-feira, novembro 24, 2009

Mini Abóbora


Um projeto simples de hardware, na linha das brincadeiras com LED do Evil Mad Scientist. Em um passeio em Embu das Artes, encontrei uma pequena abóbora de porcelana. A peça era para ser usada como suporte para haste de incenso, mas resolvi dar um uso diferente.

domingo, novembro 22, 2009

Os Álbuns dos Beatles - Magical Mystery Tour


Logo após o lançamento de Sargent Pepper's, os Beatles entraram em um período confuso. Não existiam mais as pressões de lançar dois álbuns por ano e eles tinham abandonado as apresentações ao vivo. O empresário deles, Brian Epstein, morreu. Paul passou a assumir uma certa liderança do grupo, mas as decisões geravam brigas ou apatia. Com frequência as músicas passam a ser de um único Beatle, com os demais ausentes ou trabalhando apenas como banda de apoio.

O primeiro projeto lançado pós Epstein foi Magical Mystery Tour, um filme de uma hora feito para a TV. A crítica após a exibição na Inglaterra foi tão ruim que o filme não chegou a ser exibido nos EUA. Mesmo os lançamentos em VHS e DVD, posteriores à separação dos Beatles, conseguiram atrair alguma atenção.

Para o filme os Beatles compuseram seis novas músicas. Alguns anos antes, eles certamente gravariam alguns covers ou Paul e John se forçariam a criar mais algumas daquelas composições que são mágicas para todos mas que vinham tão facilmente para eles. Os tempos eram outros, entretanto, e a solução foi criar um formato único de duplo EP (um disco de vinil de sete polegadas, tocado a 45 rpm, com uma a duas músicas de cada lado). O formato EP não era comum fora da Inglaterra, mas já existia uma infame tradição nos EUA de lançar as músicas dos Beatles em coleções diferentes dos álbuns ingleses (aproveitando o fato de que logo cedo os Beatles pararam de incluir nos álbuns ingleses as músicas lançadas em singles). Desta forma Magical Mystery Tour foi lançado nos EUA (e em outros países, como o Brasil) na forma de um LP contendo no lado A as seis músicas do filme e no lado B cinco músicas lançadas anteriormente em singles. Este formato acabou sendo adotado para os CDs.

sexta-feira, novembro 20, 2009

Atualização rápida - cadê os posts?

Nos anos anteriores a minha meta era "dois posts por semana, não ficar duas semanas sem um post". Este ano eu ultrapassei em muito isto e de abril a setembro eu devo ter postado pelo menos três vezes por semana.

Desde outubro não estou mantendo este ritmo. O que aconteceu? Primeiro, estava me concentrando na minha "mega palestra" para o Seminário C&C++ para Sistemas Embarcados. Segundo, eu decidi tirar férias em um período menos usual, final de novembro. O problema é que vários projetos escorregaram e as últimas semanas foram de correria para sair sem deixar grandes pendências.

O que me faz estar trabalhando hoje, que é feriado em São Paulo. Trabalhar sozinho num feriado tem suas vantagens. Diria até que o problema não é trabalhar em um feriado, mas trabalhar num dia comum: levei hoje 20 minutos de casa ao trabalho; num dia normal são 35 a 40 minutos (esta semana teve um acidente que parou a Marginal e eu demorei 75 minutos, mesmo sabendo do acidente e desviando).

A "seca" de posts talvez se estenda por mais algum tempo: semana que vem estou viajando e tenho um compromisso pessoal em meados de dezembro que deve consumir bastante tempo.

segunda-feira, novembro 16, 2009

Seminário C&C++ para Sistemas Embarcados 2009


Sábado (14/11/09) ocorreu a edição 2009 do Seminário C&C++ para Sistemas Embarcados. Foi novamente um seminário muito especial, entre outras coisas por envolver uma área onde temos uma forte atividade de desenvolvimento de hardware e software no Brasil.

segunda-feira, novembro 09, 2009

Microcontrolador FreeScale HCS08

Como parte dos preparativos para a minha palestra no Seminário "C & C++ para Sistema Embarcados 2009", eu ganhei um kit da FreeScale com o microcontrolador MC9S08LL16, da família HCS08. Neste post e nos próximos vou comentar um pouco sobre este microcontrolador e o kit.

sábado, novembro 07, 2009

Os Álbuns dos Beatles - Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band


Sargent Pepper's é figurinha certa em todas as listas de de melhores e mais influentes álbuns de música popular.

Gravado ao longo de mais de seis meses, ele aprofunda a experimentação e o estilo psicodélico dos dois álbuns anteriores (Rubber Soul e Revolver). As referência a drogas já não passam mais desapercebidas (começa a ocorrer até o contrário, com a invenção de referências inexistentes).

Este álbum marca o início da liderança de Paul, com John passando a contribuir menos composições.

terça-feira, novembro 03, 2009

Curtas: Micro da Microsoft, Bing, Kindle e Google Maps Navigation

Algumas notícias curtas da semana passada, com os meus temerários comentários.

Micro da Microsoft

Como foi amplamente noticiado, a Microsoft está abrindo lojas e está vendendo micros nelas. Os micros são de fabricantes tradicionais (HP, Acer, etc), mas personalizados para a Microsoft (no que ela chama de Signature Initiative). Esta personalização inclui pré-instalar alguns produtos da Microsoft, o que era de se esperar. A surpresa é que a Microsoft está vetando aquele monte de softwares inúteis que os fabricantes normalmente colocam nos micros. Além disso, ela se propõe a ajudar na instalação de outros softwares, inclusive de concorrentes, com o objetivo do cliente sair da loja 100% satisfeito.

A Microsoft espera que esta iniciativa leve os fabricantes a reverem o software que colocam nos micros na fábrica e com isto melhore a "experiência" dos usuários (usando o termo em voga com os marketeiros).

Notícia lida no OSNews.

Anúncio do Bing

Marketing não costuma ser o forte das empresas de tecnologia, principalmente quanto voltado para usuários não técnicos. A Microsoft teve recentemente um grande fracasso (os anúncios com Jerry Seinfeld), um relativo sucesso (a série Laptop Hunters) e desistiu de patrocinar um episódio de Family Guy (o que pode ter sido uma imensa mancada ou um lance brilhante para obter publicidade a baixo custo).

Agora, este anúncio do Bing eu ainda não sei como catalogar...



Fonte: The Register.

Kindle

Com o lançamento internacional do Kindle, começaram a aparecer as primeiras análises do Kindle aqui no Brasil (por exemplo aqui). Na Noruega, entretanto, o "Conselho do Consumidor" já alertou que o aparelho viola várias leis norueguesas de proteção ao consumidor:
  • A linguagem dos "termos e condições" não é clara o suficiente
  • O conteúdo fornecido é preso ao equipamento
  • Falta de garantia de privacidade
  • Garantia de apenas um ano, comparado com os cinco anos exigidos na Noruega
Fonte: The Register

Google Maps Navigation

Em 1969, pressionada por um processo anti-trust (que se estenderia por 13 anos), a IBM anunciou o unbundling de software e serviços. Até então a IBM alugava os seus computadores com software e serviços incluídos, o que dificultava a concorrência de hardware e software. Quarenta anos depois, continua a briga sobre o que pode ou não se incluído "de graça" em um produto de informática.

A Google anunciou um serviço gratuito de navegação para o Android versão 2, invadindo um mercado hoje lucrativo.

Talvez não seja coincidência que a Apple tenha recentemente adquirido uma empresa de mapas.

Fonte: The Register