segunda-feira, maio 07, 2007

This may take a few minutes...

O Sql Server 2005 Express (veja também aqui) é uma adição interessante para muitas software houses e desenvolvedores. Não é "livre" nem o primeiro a ser "grátis", mas tem um bom conjunto de características, um nome conhecido no mercado e uma ótima integração com as ferramentas Microsoft. A Microsoft explicitamente permite que o instalador seja distribuído junto com outras aplicações (desde que elas não concorram com o Access).

Venho usando-o com bastante sucesso, até que fui instalar em um Grande Cliente. Tudo ia bem até que instalação deu uma parada no meio. Dando uma olhada no log (o que é fácil, basta clicar em um link na tela do instalador) deu para ver que parecia estar todando muito devagar. Após cerca de uma hora, cancelei a instalação. Tentei novamente mudando alguns parâmetros e aconteceu a mesma coisa. Após várias tentativas (inclusive baixando novamente o instalador), jogamos a toalha e pusemos a culpa no sistema operacional. Depois de um mês (Grande Cliente é assim mesmo) tentamos de novo e novamente "parou".

Felizmente, nesta altura a Microsoft já tinha publicado um fix. Veja os detalhes aqui:

http://support.microsoft.com/kb/910070/en-us


SYMPTOMS
The Microsoft SQL Server 2005 Setup program may take a very long time to be completed. Sometimes this time will be more than 24 hours.

Obviamente é algo raro (a explicação está no artigo). A Microsoft disponibiliza um hotfix (um remendo que você precisa pedir para eles para receber), um workaround editando o registry e uma quebra galho muito simples: desligue o cabo de rede antes de instalar (e ligue de novo ao final da instalação).

Pois é, foi só soltar o cabo de rede do micro (só complicado porque era um servidor de teste que estava em outro local).