quarta-feira, junho 28, 2006

World eBook Fair

Para quem não conhece, o Projeto Gutenberg reune textos que estão no domínio público (na sua maioria) e foram digitados por voluntários.

Comemorando o seu 35o (!) aniversário, está sendo organizado o World eBook Fair. De 4 de julho a 4 de agosto mais de 300.000 eBooks estarão disponíveis para download gratuito. Além dos eBooks do projeto Gutenberg (que já são e continuarão sendo gratuitos), outras editoras estarão disponibilizando obras, como a Baen Books. A previsão é repetir o evento nos próximos anos, aumentando a quantidade de obras a cada ano.

NCSD.Net - Oficialmente

Novamente demorou somente 2 dias para o resultado do exame chegar à Microsoft. Já solicitei o "Welcome Kit" (certificado, cartão e broche) .

segunda-feira, junho 26, 2006

MCSD.Net

Passei hoje na prova que faltava para ser um Microsoft Certified Software Developper for Microsoft .Net. A prova foi "Developing and Implementing Windows-based Applications with Microsoft Visual C# .NET". Acabei não estudando muito devido ao curto tempo desde a prova anterior, um acúmulo de serviço e, principalmente, uma gripe irritante. Felizmente grande parte da matéria também fazia parte das provas anteriores. O resultado não foi brilhante, mas bem satisfatório (e mais que suficiente para a aprovação).

Próximos exames de certificação (upgrade para MCPD) só daqui a alguns meses. A família agradece...

quarta-feira, junho 07, 2006

MCAD - Oficialmente

Desta vez as coisas funcionaram rápido e o resultado do exame que eu fiz dois dias atrás já chegou na Microsoft (teoricamente poderia demorar até duas semanas e no exame anterior demorou três).

Agora só falta receber o diploma pelo correio.

terça-feira, junho 06, 2006

C# x VB.Net

Estou estudando para a prova de desenvolvimento de aplicações Windows pelo Self-Paced Training Kit da Microsoft, primeira edição. Não é um bom livro (mais sobre isto adiante), mas tem a curiosidade de abordar simultaneamente C# e VB.Net.

É claro que a maior parte de programação .Net consiste em usar as classes do .Net Framework, que são as mesmas para as duas linguagens. Entretanto, mesmo as construções normais das linguagens são quase idênticas, recursos que existem somente em uma delas são raras excessões. A diferença fica na somente sintaxe. Dada a minha vivência com C, não é surpresa que eu ache a sintaxe do VB.Net esquisita, particularmente o uso do fim de linha como terminador de comando.

O mais curioso foi que recentemente perguntei a um desenvolvedor que usa o VB.Net no dia a dia porque ele preferiu VB .Net a C# e a resposta foi que o C# oferece mais controle, sendo mais adequado para o desenvolvemento de componentes, porém o VB.Net tem maior produtividade, permitindo fazer mais coisas com menos linhas de código. Acredito que seja a manifestação de um efeito relatado no clássico The Hidden Persuaders, um livro da década de 50 sobre o marketing científico. Um fabricante de sabão em pó colocou o mesmo produto em duas embalagens, uma em suaves tons de azul e outra em um violento vermelho, e entregou para várias donas de casa testarem. Ao final do teste, quem recebeu a caixa azul disse que o produto era excelente, porém não tinha força suficiente para tirar as manchas mais pesadas. Já quem recebeu a caixa vermelha disse que o produto excelente, mas que não devia ser usado com roupas frágeis pois era muito forte!

Voltando ao livro, ele possui uma grande quantidade de erros de revisão, principalmente nos exemplos. Mais preocupante, encontrei um erro grave: na descrição de propriedades, o livro afirma que uma propriedade read-only precisa obrigatoriamente estar associada a um campo readonly da classe (no C# e VB .Net um campo readonly pode ser iniciado apenas na declaração ou no construtor da classe). Em primeiro lugar, é possível ter uma propriedade read-only que dá acesso de apenas leitura a um campo não readonly. Mais importante, uma propriedade não precisa estar associada a um campo. Uma propriedade é uma abstração que cria um membro que se comporta como um campo independente da forma como é implementado internamente.

Para quem tiver a curiosidade de saber porque comprei este livro, foi logo após o lançamento do Visual Studio .Net, em junho de 2002. Neste época existia pouca oferta de livros sobre C# e a descrição do livro é bastante interessante. O problema todo é na implementação...

21/jun/06: acertados alguns erros de digitação.

segunda-feira, junho 05, 2006

Desenvolvedor de Aplicativos Certificado Microsoft (MCAD)

Bem, ainda falta a minha nota chegar até a Microsoft (da última vez demorou algumas semanas e precisou de um cutucão), mas com a prova de hoje (exame 70-320 - Developing XML Web Services and Server Components with Microsoft Visual C#) completei os requisitos.

Eu estudei principalmente pelo Training Guide da Que, de autoria do Amit Kalani. O livro é muito bom, mas não deixa de ser um resumo. Cada um dos onze captítulos merece um livro a parte (e tenho quase certeza que existem todos estes livros). O livro contém uma quantidade generosa de exercícios práticos e vem com um CD com uma versão eletrônica do livro e um simulado demo (com 60 questões).

Eu estava muito confiante na vespera, tendo ido muito bem no simulado impresso do livro e razoavelmente bem no simulado do CD. No início da prova, como de costume, deu aquele susto de ver algumas coisas que eu nem sabia o que era... No final eu estava confiante de ter passado, mas por pouco. Nova surpresa ao ver o resultado: aparentemente a cultura geral e o bom senso (e provavelmente um pouco de sorte) funcionaram e um tirei um notão (devo ter errado somente três ou quatro questões das 43).

A principal dificuldade do exame é que ele cobre muita coisa e várias questões são sobre detalhes. Além disso, a redação das perguntas é muitas vezes confusa. Teve uma única questão que eu achei bastante fora do assunto (dizia respeito a uma propriedade de uma classe não relacionada diretamente a Web Services ou Server Components).

Bem, daqui a 3 semanas faço o último exame para obter a certificação MCSD .Net. Só para não esquecer, estas duas certificações já ficaram obsoletas com o lançamento do .Net Framework 2.0. No segundo semestre tento a sorte com os exames de upgrade.