segunda-feira, junho 05, 2006

Desenvolvedor de Aplicativos Certificado Microsoft (MCAD)

Bem, ainda falta a minha nota chegar até a Microsoft (da última vez demorou algumas semanas e precisou de um cutucão), mas com a prova de hoje (exame 70-320 - Developing XML Web Services and Server Components with Microsoft Visual C#) completei os requisitos.

Eu estudei principalmente pelo Training Guide da Que, de autoria do Amit Kalani. O livro é muito bom, mas não deixa de ser um resumo. Cada um dos onze captítulos merece um livro a parte (e tenho quase certeza que existem todos estes livros). O livro contém uma quantidade generosa de exercícios práticos e vem com um CD com uma versão eletrônica do livro e um simulado demo (com 60 questões).

Eu estava muito confiante na vespera, tendo ido muito bem no simulado impresso do livro e razoavelmente bem no simulado do CD. No início da prova, como de costume, deu aquele susto de ver algumas coisas que eu nem sabia o que era... No final eu estava confiante de ter passado, mas por pouco. Nova surpresa ao ver o resultado: aparentemente a cultura geral e o bom senso (e provavelmente um pouco de sorte) funcionaram e um tirei um notão (devo ter errado somente três ou quatro questões das 43).

A principal dificuldade do exame é que ele cobre muita coisa e várias questões são sobre detalhes. Além disso, a redação das perguntas é muitas vezes confusa. Teve uma única questão que eu achei bastante fora do assunto (dizia respeito a uma propriedade de uma classe não relacionada diretamente a Web Services ou Server Components).

Bem, daqui a 3 semanas faço o último exame para obter a certificação MCSD .Net. Só para não esquecer, estas duas certificações já ficaram obsoletas com o lançamento do .Net Framework 2.0. No segundo semestre tento a sorte com os exames de upgrade.

Nenhum comentário: